3 dicas para recuperar a pele depois do verão

A pele após o verão corre riscos de ficar ressecada, com descamações, ou, em alguns casos, o oposto: a tez pode ficar mais oleosa do que o normal. O fato é que, depois de ficar muito tempo exposto ao sol, o rosto fica danificado e precisa de reparos. Leia também em outro artigo nossas dicas para controlar a pele oleosa.

As dicas vão para quem deixou de investir nos cremes protetores, no próprio protetor solar, esqueceu o chapéu em casa, não hidratou a pele durante o verão e agora, na volta das férias, sofre o risco de encontrar marcas severas na face. Vale lembrar que os raios UV envelhecem o rosto, além de deixarem a tez mais propícia a desenvolver câncer.

Por isso, usar os protetores solares todos os dias é importante. Os especialistas acrescentam ainda mais, pois indicam evitar o contato direto e prolongado com o sol entre 10h e 16h, período onde é encontrado o índice maior de raios solares.

Mas, se mesmo após os cuidados, o sol não perdoou a tez, seguem três dicas que vão deixar qualquer pele renovada. Confira:

1 – Cremes Antioxidantes

creme antioxidante combate envelhecimento da peleDe acordo com os dermatologistas, apostar nos cremes com efeito antioxidante ajuda a retardar o efeito envelhecido da pele. Os antioxidantes atuam na epiderme como agentes clareadores, eliminando o excesso de pigmentos formados pelas células e desta maneira, ameniza os danos provocados pelas manchas na pele.

Por causa das radiações UV, as células da tez produzem uma quantidade maior de radicais livres que provocam o envelhecimento dos tecidos. Além do envelhecimento, o sol também pode provocar manchas na pele que podem ser amenizadas com cremes antioxidantes e com princípios ativos em vitaminas C e E, Coenzima Q10, ácido alfalipóico, ou o mineral selênio.

2 – Limpeza de pele

Limpeza e hidratação da peleA hidratação e a esfoliação da pele são fundamentais para a recuperação da tez, depois de uma temporada exposta ao sol. As massagens faciais também podem ser uma alternativa para renovar a pele, pois ativam o metabolismo dos tecidos faciais, ajudando a recuperar a saúde da pele a deixando mais firme e macia.

A esfoliação ajuda a mandar embora todas as impurezas que a pele carrega durante o dia e melhora os poros faciais. O tratamento é indicado também para eliminar os cravos, que surgem pela oleosidade excessiva da pele que muitas vezes depois do suor.

Além dos cuidados caseiros, a pele depois de ter contato por muito tempo com o sol também precisa de cuidados mais profundos, como o peeling superficial. O tratamento faz uma limpeza profunda na pele, deixando uma descamação simples, de recuperação rápida. De acordo com os especialistas, o tratamento ajuda a renovar o colágeno na tez, ou seja, a prevenir o envelhecimento precoce e diminuir as rugas finas.

3 – Aposte em uma alimentação saudável

Alimentaçao saudável para peleAlém dos cuidados externos, a preocupação com a saúde alimentar também ajuda a recuperar a pele de estragos provocados pelo sol. Por exemplo, os suplementos nutricionais melhoram a produção de colágeno, deixando a tez mais firme.

Aposte em alimentos ricos em vitaminas A, B e E, que ajudam a dar resistência à pele e devolver o brilho. Apostar na ingestão de água ajuda a hidratar o corpo e pele. O líquido é um hidratante natural, deixando a pele mais saudável, sem impurezas, ajuda a controlar a oleosidade e a combater ao ressecamento cutâneo. 

Jornalista por formação, curiosa desde o nascimento. Acredita na informação, cultura e educação.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário