Brasil em Foco – Copa do Mundo 2014 também influenciará a Moda

moda feminina copa do mundo 2014 GivenchyEste ano já está envolto com grandes competições que serão sediadas no Brasil. É possível ver que grande parte das notícias transmitidas nos telejornais é em relação aos vários eventos que serão sediados em nosso país. O Brasil está se movimentando para conseguir receber bem os turistas e mostrar que não somos somente um país com belas praias, mas que também temos organização para ter eventos grandiosos (será que conseguiremos?).

Mas não é somente dentro do nosso país que está ocorrendo uma maior movimentação. Vários países já estão se preparando para os eventos, seja para competir, transmitir ou vir em peso assistir as competições. Entretanto, parece que não são somente os setores do esporte e do turismo que irão ganhar com toda essa movimentação: a moda também entrou na onda.

O Brasil foi o escolhido para ser tema de várias grifes gringas, que viram na exuberância de cores e possibilidades que nosso país tem, lindas estampas e estilos para compor coleções. Entre os principais destaques, as marcas se inspiraram, é claro, em um dos principais cartões postais do Brasil: o Rio de Janeiro (alguém tinha alguma dúvida?).

Contudo, não foi só a beleza da natureza que as coleções estamparam: as favelas também fazem parte das inspirações. Vários outros temas relacionados ao Brasil fazem parte das coleções das grifes internacionais, mas a cultura carioca é aquela mais preponderante entre as peças.

Entre os estilistas que caiu de amores pelo Brasil, o Riccardo Tisci, da marca Givenchy criou uma coleção musculina chamada “Favela 74”. A coleção foi criada para a pré-primavera 2014 e tem como proposta a naturalidade e a confiança. Isso foi baseado na ideia que os homens mais rústicos, especialmente aqueles que vivem em favelas, têm total confiança em sua sexualidade, não se importando em usar sofisticação e refinamento (o que não os deixariam menos másculos). O tropicalismo e o urbano se combinam nessa coleção, a qual vem como estampas florais, misturadas aos camuflados.

moda para copa do mundo 2014 - Gucci

Já para a marca tendência, Gucci, o sol, e o Rio de Janeiro ensolarado foram suas principais inspirações. Para isso, uma coleção com muito brilho e cores metálicas apareceu. Como já falamos em outro post, sobre o xadrez da Louis Vuitton, a ilusão de ótica vem diretamente do passado para virar tendência. Na Gucci, o brilho holográfico faz as honras e mostra como é o verão das praias cariocas.

O refinado é associado ao despojado dos brasileiros, com cortes fáceis, que deixam as peças leves e soltas, ao estilo do carioca. O casual e o colorido também se mostram, algo que é bem ao estilo do brasileiro que ama a praia.

Entretanto, casacos e lurex dourado também entraram na coleção, o que pouco tem a ver com o verão carioca (male mal com o inverno, porque frio mesmo é difícil nesse estado). Entre as estampas, os animais, os sombreiros, os corações, as listras e os barcos tentam passar um pouco da atmosfera praiana que existe no verão carioca.

Como é de praxe, a probabilidade de outras marcas famosas entrarem na tendência é muito grande. Mas, parando para pensar, como o Brasil agora é tendência, porque não ir atrás daquelas marcas que já usavam detalhes de nossa cultura e natureza para criar suas peças e estampas? Nada como ficar na moda dando apoio às marcas nacionais e, ainda, com um custo mais baixo do que aquele que será visto nas peças da Gucci ou da Givenchy (não deixe de ler o post sobre a falsificação).

O bom mesmo é saber que o Brasil é tendência. Por isso, você, brasileiro, vai ser moda com ou sem as marcas badaladas!

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário