Chapéus verão 2013 – Tendências e dicas

O verão não é uma época de somente curtir a praia, tomar sol, vestir roupas frescas, mas também de se cuidar. Entre as várias coisas que devemos saber nesse período, a proteção contra o sol é uma das mais importantes. Como é uma época de calor, andamos mais desprotegidos, com roupas mais curtas e frescas, a pele fica muito exposta às luzes do sol.

Além do protetor solar, companheiro para todas as horas no verão, seja com sol ou nublado, os óculos de sol também são importantíssimos (já falamos deles em outro post), os chapéus são muito necessários, além de serem hits da estação.

O chapéu tem uma longa história, e foi, em vários momentos, uma das principais peças usadas pelas mulheres e homens.  Ele também já foi um dos itens que mostrava a classe social da pessoa que o utilizava. Ele começou como proteção para a cabeça na pré-história, principalmente para fugir do frio e do sol intensos, passou a ser demonstrativo de masculinidade, chegando aos níveis sociais, como coroas, a mitra, dos sacerdotes, entre outros.

Até uma certa época, os chapéus eram de uso exclusivo dos homens. Porém, no século XVII, as mulheres começaram a usar tal adereço também. Em 1800 vários materiais já eram usados na composição dos vários chapéus femininos. A palha, papelão, capim e crina, assim como o veludo e o tule, começaram a compor os vários modelos de chapéus. Eles eram pequenos no começo, tornando-se grandes, com muitas fitas, adereços, como flores, entre outras coisas. Podemos ver o exemplo da Maria Antonieta, rainha da frança, que foi uma grande adepta dos chapéus e de seus adereços absurdos, como animais empalhados.


Chapéus da John John

Nos anos 20 o chapéu caiu realmente no gosto popular e era usado por todos, especialmente pelas mulheres, as quais tornaram o chapéu uma maneira não somente de ornar suas vestimentas, mas de demonstrar civilidade e educação.

Eles diminuíram, tomando o formado de capacetes, não deixando as madeixas aparecerem, as quais estavam mais curtas também. Na década de 30, os chapéus se tornaram mais estruturados, com mais copa e aba. Já na década de 60 eles foram caindo em desuso, mas os que ainda eram usados se tornaram mais exóticos.

Nos anos 80 os chapéus ameaçaram retornar, principalmente pelo grande uso pelos cantores da época. Atualmente, os chapéus são mais usados na praia, não tendo o mesmo uso de outrora. Entretanto, mesmo assim, eles continuam fazendo a cabeça das mulheres.

Alguns anos para cá, os chapéus ganharam um empurrãozinho, especialmente com os famosos chapéus panamá. Eles vieram com tudo, adornando as cabeças das mulheres, nas praias e nas baladas. Ele continuará no verão 2013, além de vários outros modelos, como veremos a seguir:

Dicas de Modelos de chapéus para o verão 2013


Bonés femininos e masculinos moda 2013

Os bonés também entrarão no verão 2013, sendo usados por homens ou mulheres, principalmente corroborando com o estilo mais largado, que é presença para compor os vários looks. Os bonés virão em materiais diferentes, mais rústicos, como palhas.


Boné rústico feminino da Triton e outro modelo masculino

 


Chapéu com aba larga

Os chapéus com abas mais largas e arredondadas são os mais clássicas, e vemos muito na praia e piscina. Eles são famosos por compor looks com maiôs, biquínis, saídas de praia. As abas maiores e arredondadas auxiliam na proteção contra os raios solares. Eles vêm em vários estilos e cores. Como as cores da paleta do verão 2013 estão democráticas, é possível diversificar nas cores e estilos. Portanto, escolha um chapéu clássico, mas apimente o look com cores diferentes, mais quentes.


Chapéu Panamá

O chapéu panamá é que realmente continuará com tudo, como foi dito anteriormente. Escolha o seu pensando, principalmente, na sua personalidade, afinal existem vários tipos e estilos. As cores também são bem variadas, portanto podem se encaixar em qualquer produção, para qualquer evento, seja a praia ou a balada.

A viseira é cotada para ser outro hit da estação. Elas virão, assim como os bonés, com uma releitura, dando um diferencial e tornando eles ainda mais bonitos. A rusticidade é a principal característica, vindo, especialmente, nos materiais. Palha e corda entram na composição das peças, em que lenços e cores dão vida e diferencial

Não se esqueça de se proteger do sol com protetores solares, óculos de sol e chapéus, além de não ficar muito tempo exposto.

Veja mais alguns modelos de chapéus que serão tendências para o verão 2013:

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário