Como disfarçar olheiras com a maquiagem


Olheiras como acabar com elas

A pele da pálpebra inferior, assim como da região abaixo dessa, é muito fina e delicada, por isso se deixa mostrar a acumulação de melanina no local, assim como vasos sanguíneos que irrigam ali. Os vasos se dilatam, tornando ainda mais acentuada a aparência escura da região em destaque.

Não é somente a hereditariedade que concede as olheiras, por mais que a predisposição genética seja um fator a se considerar, mas noites mal dormidas, estresse, má alimentação, consumo exagerado de tabaco e álcool, períodos menstruais, entre outros, também são geradores desse problema estético.

É possível amenizar as olheiras, entretanto, como muitos dermatologistas relatam, é praticamente impossível se livrar por completo delas. Alguns tratamentos, inclusive os caseiros, diminuem e melhoram a aparência da pele abaixo dos olhos, como compressas frias, compressas de chá de camomila, cremes cosméticos clareadores, peeling (já falamos de vários tipos de peelings aqui), incluindo alimentação saudável, muito líquido, noites bem dormidas etc.

Já que regredir as olheiras ou as mandar embora em definitivo são ações utópicas, vamos falar nas maneiras de disfarçá-las. A primeira coisa a ser feita, antes da maquiagem, é fazer a compressa gelada ou com chá de camomila, também gelado. É importante que esteja gelado, pois os vasos sanguíneos sofrem vasoconstrição ao entrarem em contato com uma superfície fria.

Depois disso é pensar na maquiagem. Se for para sair à noite, então é possível fazer uma make mais elaborada. Para diminuir o foco nas olheiras, trabalhe bem os olhos. Em caso de olheiras profundas, em que o corretivo não consegue disfarçar, tente dar foco a outras áreas do rosto, como as maçãs e os lábios. Não abuse do blush, é claro, use com moderação para que não fique artificial (já falamos do perigo do abuso do blush em outro post). Aposte em blushes rosados e batom nude para os lábios, especialmente se você estiver com olho tudo!

Inicialmente, depois de usar a compressa, lave bem o rosto, com água gelada, é claro; você pode, ainda, preparar a pele com o primer mais indicado (leia sobre ele no nosso outro post).

Passo a passo de maquiagem para sumir com olheiras

Como disfarcar olheiras com a maquiagemPara começar, use um corretivo, passando em forma de meia lua na pele abaixo dos olhos, cobrindo toda a olheira. Para que a pele fique homogênea, o corretivo deve ser da cor exata dela e usado com moderação. Usar uma camada muita grossa e de cor mais clara do que da pele somente irá deixar as olheiras ainda mais protuberantes, entretanto, dessa vez, ao invés de serem escuras serão claras.

Use corretivos líquidos, pois eles aderem melhor à pele e não se acumulam no local, o que dificulta o uso da base e do pó. Quando for passá-los, pegue uma fina camada com as pontas dos dedos e dê leves batidinhas no local desejado. Além de usá-lo em forma de meia lua abaixo dos olhos, estenda-o até o canto interno dos olhos e na pálpebra superior, para homogeneizar os olhos.


Corretivo para olheiras

Agora cubra o corretivo com base e pó compacto, ambos da tonalidade da sua pele. O pó translúcido também é aconselhável, pois proporciona um visual mais acetinado à pele cansada. Como dissemos anteriormente, se for para um evento em que você possa trabalhar tonalidades mais escuras nas sombras dos olhos, faça o esfumado, pois ele ajudará a disfarçar as olheiras. Uma ótima dica, para levar o foco para longe das olheiras, é marcar o côncavo dos olhos com preto ou com cores brilhantes (o metalizado está em alta e será muito visto no inverno – leia no post sobre maquiagens para o inverno 2013). Tons puxados para o marrom, mais claros ou em cor grafite podem ressaltar as olheiras, por isso evite-os.  

No caso de ser uma maquiagem para o dia a dia, esqueça os olhos muito poderosos, mas mantenha as outras opções, como corretivo, base e pó, além do blush e do batom nude. Claro, só use maquiagem se você quiser disfarçar as olheiras também durante o dia. Meu conselho é tentar tratamentos que amenizem a cor acentuada, como peeling, compressas e cremes clareadores. Afinal, maquiagem demais, usada diariamente, não faz bem à pele, tampa os poros e pode causar oleosidade.

Não se esqueça de consultar um dermatologista, ele saberá o que fazer em cada caso, qual tratamento e os melhores produtos para serem usados. E não se esqueça, use filtro solar, ele irá auxiliar na diminuição da melanina abaixo dos olhos, pois ela é acionada pela exposição aos raios solares.

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário