Cuidados com a alimentação no verão

O verão é uma das melhores épocas do ano, mas, também, é uma época de extravagâncias, principalmente no quesito alimentação. Normalmente, viajamos, ficamos longos tempos fora de casa, na praia, piscina, entre outros. Saímos do nosso estilo de vida habitual, passamos a comer fast food, porções de peixe como almoço, comidas gordurosas e alimentos fritos.

Essas e outras coisas podem trazer várias complicações para suas férias e para o seu descanso, além de engordar. Pensando nisso, o Portal Divas trouxe dicas para você manter sua saúde em dia, mesmo fora da sua rotina, e para manter a forma durante o período de férias.

A primeira coisa que deve ser feita é carregar uma garrafinha de água para todos os lados. Na maioria das vezes, quando estamos de férias, queremos relaxar, tomar “bons drinks”, uma cervejinha. Claro que você pode (e deve) fazer isso no seu período de descanso, somente não se esqueça de que quando você bebe mais desidratado você fica. Aliando isso ao calor, sol e exercícios, como caminhadas na areia, mergulhos no mar, a possibilidade de você ter uma desidratação é ainda maior. Por isso, vai relaxar com um drink? Leve uma garrafa de água com companhia e intercale as duas bebidas.

Beliscar na praia é uma das coisas mais comuns de se fazer. Passa alguém vendendo um queijo, ou no quiosque tem uma porção de peixe que é divina; você acaba se rendendo aos pecados da gula. Novamente, você pode (e deve) fazer essas extravagâncias, porém elas não devem ser diárias. Outra dica importantíssima é a preocupação com os alimentos vendidos na beirada da praia. Por não saber a procedência, assim o quão fresco está aquele alimento, tome cuidado redobrado ao consumi-los.

Dicas de alimentos no verão

O corpo, neste período, trabalha muito mais do que o normal, em consequência do calor. Ele tem que manter a temperatura interna mais baixa, por isso o metabolismo pode ficar mais lento. Para diminuir a temperatura interna, o corpo realiza vários procedimentos, como acelerar a respiração e os batimentos cardíacos, e aumentar a transpiração. A digestão pode atrapalhar muito esses processos, pois é um procedimento que demanda grande energia. Quando se alimenta, especialmente, de alimentos pesados, uma parte da energia do corpo é desviada para esse processo, deixando a manutenção da termorregulação comprometida. Ambos os processo poderiam ser comprometidos nessa época do ano. Tendo em vista isso, a melhor maneira de não prejudicar a digestão nem a termorregulação é consumir alimentos leves, como frutas, legumes, verduras, e muito líquido, o qual auxilia na manutenção da temperatura corporal.


Dê preferência aos grelhados

Quando o corpo diminui a energia despendida nos processo, o organismo sente, e os sintomas, normalmente, são mal estar, pressão baixa, suor frio, náuseas e até vômito. Os alimentos que devem ser substituídos, para evitar o mal estar, são: o picolé, ao invés de sorvete; legumes e verduras, ao invés de massas; frangos grelhados, ao contrário de carnes vermelhas e alimentos fritos etc.

Outra dica importante, especialmente se você está na praia, almoçando em restaurantes, é evitar as maioneses e os molhos prontos, pois, assim como os alimentos vendidos na beirada da praia, não é possível saber a quanto tempo eles estão expostos, e quando foram feitos, podendo causar problemas sérios à saúde.

Adicione sucos naturais ao seu dia. Eles, além de fornecer uma grande quantidade de água ao seu corpo, a qual você perde durante os dias mais quentes, também oferecem uma grande gama de vitaminas, que protegerão seu corpo de qualquer problema maior.

O verão é uma das principais estações do ano e a que mais causa problemas. Por isso, para evitar perder alguns dias das suas férias e do seu tão merecido descanso, siga as dicas do Portal Divas e não se esqueça do protetor solar neste verão.  

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários

One Response to “Cuidados com a alimentação no verão”

Deixe seu comentário