Cuidados com as mãos – Você sabe como tratá-las?

As mãos, assim como o rosto, estão expostas às intempéries praticamente 24 horas por dia. Entretanto, é comum que dispendamos cuidados maiores com o rosto, relegando as mãos a um papel secundário. Quando paramos para reparar nas mãos, já é tarde demais, em que elas já estarão mal tratadas pelo tempo, pelo frio, sol, produtos químicos, entre outros.

Assim como outra parte do corpo, a pele das mãos também envelhece, perdem o brilho, enrugam, porém com alguns agravantes, como a superexposição a várias substâncias químicas, sol, frio etc. Ela deve ser cuidada da mesma forma que você faz com a pele do seu rosto, às vezes até com um pouco mais de atenção.

Com a superexposição, elas envelhecem mais rápido, ficam desidratadas, secas, e podem comprometer, até mesmo, sua saúde, pois virariam portas de entrada de várias infecções (especialmente para aquelas pessoas que retiram a cutícula e não esperam a mesma se recuperar).

Dicas e tratamentos para cuidar das mãos

Para começar os cuidados da pele, um certo creme deve ser usado desde criança: este é o protetor solar. Eu sei, que na maioria das vezes, passamos protetor no corpo todo e esquecemos das mãos. Mas é muito importante usá-lo também nessa área, pois elas ficam muito expostas aos raios solares (principalmente quem passa muito tempo dirigindo). Por isso, na hora de usar o protetor solar, faça questão de passá-lo também nas mãos.

É importante ter um ritual para as mãos, assim como aquele que você tem para o rosto (o mais comum entre as mulheres), com limpeza e hidratação. Normalmente, cada pessoa tem um tipo de pele, assim como acontece no rosto. Como a pele da mão sempre está exposta, ela, na maioria das vezes, é mais seca. Por isso, escolha produtos destinados para esse tipo de pele. Uma dica pessoal é ir testando. Como vivência própria, já fui ao médico, ele me passou um produto caro e considerado muito bom e, que na minha pele, somente deu espinhas e de nada melhorou a condição da mesma (isso foi na caso do rosto). Por isso, vá sim ao médico, mas peça uma lista de possíveis produtos, pois cada pele é diferente, mesmo que elas sejam de “tipos” iguais.

como-cuidar-das-maosHidratar deve ser parte de seu ritual diário com suas mãos. Os cremes diminuem o ressecamento nessa área, além de criar uma barreira protetora. Use cremes antes de dormir, para ele agir durante a noite, e ao acordar, pois protegerá a pele de suas mãos durante o dia.

Essas dicas são importantes, principalmente, para você que já passou dos 30 anos. Cada idade tem um cuidado diferente, entretanto, em todas, é necessário usar o protetor solar, desde a criança, até a senhora.

Aos 20 anos é possível cuidar das mãos somente com o protetor solar, que deve ser passado diariamente e com fator superior aos 30 FPS. Já a partir dos 30 anos, você pode acrescentar hidratantes emolientes, pois irá tratar das primeiras rugas e problemas derivados do ressecamento e do uso de produtos de limpeza. Escolha produtos com glicerina, manteiga de karité ou ureia em sua formulação, pois eles auxiliam na hidratação de suas mãos. Esses produtos podem ser usados todos os dias antes de dormir.

Já na casa dos 40, a idade fica mais evidente. Por isso, cremes mais eficientes contra as rugas, ressecamento, manchas e flacidez devem ser incluídos no ritual de beleza. Escolha produtos com retinol na composição. Outra dica é usar soro antioxidante junto com o protetor solar, para diminuir, ainda mais, os problemas causados pelo sol.

As mulheres de 50 para cima possuem uma preocupação a mais: há uma grande perda de colágeno na área, o que faz as mãos ficarem mais magras e com a pele mais fina, mostrando suas veias e ossos. Você pode optar por preencher com ácido hialurônico ou, somente, cuidar para que não piore (afinal é um processo natural). Cremes hidratantes próprios para a idade e produtos clareadores auxiliam na melhora do aspecto, especialmente quanto às manchas que irão aparecer.

Além dessas dicas, usar a luva de látex na hora de fazer as tarefas domésticas, principalmente naquelas em que se trabalha com água e produtos fortes para limpeza, como desinfetantes, sabões e outros, diminuem a ação desses sobre a pele, e isso é para todas as idades. Então, não deixe de prevenir, pois essa é a melhor maneira de manter suas mãos sempre saudáveis.

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários

One Response to “Cuidados com as mãos – Você sabe como tratá-las?”
  1. Mary Rose disse:

    como cuidar das mãos.

Deixe seu comentário