Dicas para cuidar dos cabelos depois da praia ou piscina

Dicas e tratamentos para os cabelos danificados praiaAs férias acabaram, o verão também já está dizendo adeus e os cabelos ficaram danificados. Qual mulher nunca passou por isso? O drama dos fios prejudicados pelo mar, ou pela piscina é comum entre nós, mulheres. Mas, para o bem das cabeças femininas, existem soluções que reativam as madeixas, trazendo vida e brilho às mechas.

Para quem esqueceu o protetor solar para os cabelos, a primeira dica é a de investir na hidratação capilar. Os especialistas no assunto indicam começar a recuperação dos cabelos com uma hidratação semanal. O ideal é, primeiro, partir para o tratamento profissional, feitos nos salões de beleza.

A cauterização dos cabelos (hidratação profunda) cicatriza as cutículas dos cabelos, trazendo mais proteínas para os fios. No caso de cabelos que sofreram as alterações provocadas pelo sal do mar, cloro da piscina, ou pelas radiações do sol, a hidratação capilar vai trazer mais brilho às madeixas. Este tratamento capilar ajuda a reestruturar os cabelos, recuperando as fibras dos fios.

Para quem ainda estiver no clima do verão, mar, piscina e sol, a dica é a de apostar nas pequenas hidratações diárias. Vale reforçar o aviso de que os raios solares, sal e cloro ressecam os cabelos, favorecem às pontas duplas e para os cabelos coloridos, podem ser ameaças à tonalização da cor.

Portanto, hidratar os cabelos todos os dias com máscaras capilares pode ajudar a prevenir os fios de ficarem ressecados e sem vida. O tratamento superficial é rápido e leva menos de três minutos. São produtos menos profundos que uma cauterização capilar, mas que auxiliam na missão de manter o brilho dos fios e ficar longe das pontas duplas.

Na hidratação caseira, os cabeleireiros recomendam aplicar máscara capilar, mecha por mecha, durante o banho. Como as técnicas caseiras são rápidas, são tratamentos que podem ser intercalados com a rotina facilmente. Outro cuidado que pode ser utilizado são ampolas de nutrientes para cabelos, que também podem ser aplicadas diretamente nas madeixas durante o enxágue capilar.

Tratamento intensivo nas madeixas

Os aliados dos cabelos contra o ressecamento, provocado pelo cloro e mar, são os xampus antirresíduos. Os produtos podem ser encontrados em farmácias, ou perfumarias, e auxiliam a função da hidratação capilar que recupera os cabelos danificados.

O xampu antirresíduo ajuda a retirar as impurezas acumuladas durante todo o verão. Os cabeleireiros indicam o uso alternado das hidratações e xampus antirresíduos durante um mês, em dias alternados, ou diariamente. A dupla dinâmica trará nutrientes suficientes para uma recuperação capilar.

O tratamento intensivo vai retirar o acúmulo de impurezas e trazer aos fios mais vida e brilho. A dica também vale para quem está no clima de piscina e mar. Após um bom mergulho, lave os cabelos com o tipo de xampu e condicionador que vão evitar danos maiores nas madeixas.

O truque que permite mais brilho aos cabelos, de acordo com os cabeleireiros, é o de monitorar a temperatura da água no enxágue. O banho muito quente pode prejudicar o bronzeado da pele e também os fios. Sempre que for lavar os cabelos, use de águas mornas a geladas que devolvem a vida aos fios.

Cabelos danificados na piscina

Cabelos danificados pelo cloro da piscina tratamentosUma dica para as amantes de piscina é a de molhar as madeixas com água corrente, antes de entrar em contato com o cloro. A alternativa diminui os riscos de absorção dos cabelos com a água contaminada pelo cloro, amenizando os efeitos nocivos que a química provoca nos fios.

A água quente também favorece o aparecimento de caspas, assim como o suor excessivo no couro cabeludo. A solução, neste caso, é a de apostar na esfoliação capilar que ajuda a diminuir os resquícios acumulados nos cabelos e cabeça. O indicado é esfoliar o couro cabeludo uma vez por semana.

Busque também produtos que tenham em suas fórmulas vitamina E, complexos de silicone,ou queratina, para deixar os cabelos mais fortes. São nutrientes que selam as cutículas capilares, protegendo as madeixas de agressões causadas pelo sol, chapinha e secadores.

O ideal é evitar o contato dos cabelos com o ar quente dos secadores, ou a alta temperatura das chapinhas e babyliss, pelo menos, no tempo em que estiver em contato frequente com o cloro, sol e sal do mar.

Quem tem as madeixas mais claras deve ficar ciente de que o cloro muitas vezes pode danificar a tonalidade dos cabelos, podendo deixar os fios esverdeados. Nestes casos, a melhor solução é voltar ao salão e pintar novamente as mechas.

Mantenha a saúde e beleza dos fios nas praias

Dicas para cuidar dos cabelos e fios danificadosAlém da saúde capilar, o bem-estar com o próprio corpo também deve ser priorizado. Como no verão ocorrem as temperaturas mais elevadas, sugestivas para tomar aquele bronze, o couro cabeludo fica também vulnerável a queimaduras, entre outras complicações.

De acordo com especialistas, o couro cabeludo é uma área sensível da pele que em contato com o sol por muito tempo, pode sim, gerar queimaduras, descamações, vermelhidão e desconfortos. Por isso, sempre tenha na bolsa de praia um chapéu, lenços, ou mesmo um boné para se proteger dos raios solares.

O leave-in também é uma solução para quem busca proteger as madeixas e deixá-las modeladas até nas praias. Assim como os protetores solares para cabelos, o produto protege os fios dos raios solares, diminuindo os riscos de ressecamento capilar. Mas, cuidado para não lambuzar as mechas com o produto, o ideal é passar o montante equivalente a uma moeda de R$ 0,10 nos fios.

E no final das contas, após o abuso do sol, a solução para dar mais vida aos cabelos é apelando para a tesoura. Isso não significa cortar muito os fios, mas o suficiente para mandar embora as pontas duplas que se acumularam durante o aproveitamento da estação mais quente do ano. 

Jornalista por formação, curiosa desde o nascimento. Acredita na informação, cultura e educação.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário