Escova progressiva – Dicas e tipos

O cabelo liso ainda é o mais desejado pela brasileira. Nosso país é cheio de diversidade, e tal diversidade proporcionou uma variedade muito grande de tipos físicos e, é claro, de tipos de cabelos. Porém, o que prevalece aqui é o natural crespo e encaracolado.

Para as pessoas, como eu, que têm esse tipo de cabelo, sabem o quão difícil é o seu cuidado. Eles triplicam de tamanho com a possibilidade de ventar. A umidade também não ajuda, atrapalhando os cachos tão difíceis de serem domados.

Escova Progressiva – Foto: Antes e Depois


Escova progressiva da loreal – Antes e depois

Por mais que o cabelo cacheado seja bonito, o cabelo liso ainda é bem mais fácil de ser cuidado. Por isso, a busca por cabelos lisos, sem cachos e ondas, ainda é o principal pedido das mulheres nos salões de beleza.

Algum tempo atrás, logo quando a progressiva começou a fazer sucesso entre as mulheres, o principio ativo que auxiliava no alisamento dos fios era o formol. Depois de muita pesquisa foi mostrado que esse produto poderia fazer mal para a pessoa que alisava os cabelos e para a cabeleireira que realizava o procedimento.

O uso do formol endurece os fios, quando usado muitas vezes, além de proporcionar a quebra do fio. Outros problemas que pode ser causado pelo uso desse produto é a deficiência respiratória, sensibilidade das vias respiratórias e dos olhos ao produto, choque anafilático e asfixia devido ao vapor. Posso falar com propriedade dos malefícios do uso de formol no cabelo. Faço progressiva há algum tempo e já usei formol. Sim, meu cabelo caiu, e sim, ele causou muita sensibilidade nas vias respiratórias e nos olhos, causando tontura e falta de ar. Não aconselho o uso, principalmente por ainda ter marcas do formol na pele, em que o contato do produto diretamente com a minha pele causou feridas, que, consequentemente, viraram cicatrizes.


Escova progressiva sem formol – Escova definitiva!

Depois do formol, fiquei muitos meses sem usar qualquer produto no cabelo. Mas, com a proibição do uso, fui em busca de novos tratamentos para alisar os fios. Irei falar, abaixo, de alguns novos tratamentos e da escova progressiva que recentemente fiz, sem formol!

Para cada tipo de cabelo, um tratamento diferente causa mais ou menos efeito. Então, é necessário que o cabelo seja analisado por um profissional e, somente após isso, seja escolhido o melhor tratamento para alisar os fios.

A Wella lançou o tratamento chamado de Wellastrate, que promete alisar os fios mais crespos. Para realizar tal tratamento, os fios devem ser virgens, ou seja, não podem ter passado por outro tipo de tratamento químico. Nesse tratamento, o produto usado é a amônia, o qual alisa os fios mais grossos e resistentes.

Para cabelos ondulados, a Carbocisteína é o principio ativo da progressiva que faz um bom resultado. Esse produto pode ser usado, também em cabelos que tem química, mas é necessária uma análise prévia do profissional.

Para cabelos com volume, o Überliss da Avlon dá um efeito muito bom. Combinando a carbocisteína com ácido glioxílico, o tratamento modifica a estrutura do fio, deixando-o liso. O tratamento dos fios é muito eficaz, além de diminuir o volume alisa os fios.

Botox para os fios, tratamento recém-lançado, usa a cisteína, um aminoácido, que penetra nos fios, na cutícula do cabelo, realinhando a estrutura interna dos cabelos. O tratamento alisa e dá brilho aos fios, deixando-os mais vivos e viçosos.


Escova semidefinitiva

A escova progressiva semidefinitiva de aminoácidos, que eu fiz, não possui formol, mas tem um produto eficaz para causar alisamento. A promessa é deixar o cabelo com um efeito mais natural, fugindo dos tratamentos agressivos que destroem os fios. Os aminoácidos contidos no produto penetram na fibra capilar repondo aminoácidos e enzimas perdidos durante outros processos, sendo estes químicos ou os naturais, como vento, sol e água do mar.

Abaixo, veja o antes e depois do uso da semidefinitiva com aminoácidos. Lembre-se: Mesmo que você não tenha feito tratamentos químicos no cabelo, peça ao seu cabeleireiro que faça o teste do produto em uma mecha e atrás da orelha, para saber se seus cabelos suportarão o tratamento e se você não possui alergia ao produto.


Antes e depois – Escova progressiva semidefinitiva de aminoácidos

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários

3 Responses to “Escova progressiva – Dicas e tipos”
  1. essas dicas sâo muito importantes adorei …

  2. Paulaa Cazuza disse:

    Essas dicas são muito importante.

Deixe seu comentário