Esfoliação – Como fazer e principais cuidados

Como falamos em um post anterior, a esfoliação é um procedimento similar ao peeling (que também já falamos aqui no Portal Divas). Ele retira a camada mais superficial da pele, dando espaço para células novas, mais viçosas e saudáveis. O tratamento consiste em retirar as camadas mais superficiais da pele, aquelas que contém células mortas, impurezas que ficam retidas e uma camada que retém umidade, isto através de um processo abrasivo.

O processo não é tão agressivo quanto o peeling e, normalmente, pode ser feito em casa, com cosméticos comprados sem receita médica. Entretanto, é importante tomar alguns cuidados.

O primeiro cuidado, e que já falamos no outro post, é ver se sua pele realmente necessita de tal tratamento. Algumas peles não devem receber a esfoliação, este sendo muito abrasivo para peles sensíveis, e tendo como alguns poucos tipos de pele como principais clientes. Portanto, certifique-se que sua pele está entre o grupo exclusivo antes de fazer o tratamento. Outra dica muito importante, e que também já abordamos em outro post sobre o assunto, é a escolha do produto certo para cada região. Os produtos industrializados são criados com propósitos bem definidos, como esta ou aquela região do corpo. Por isso, sempre leia a embalagem do produto e somente use no destino correto, ou seja, esfoliante para os pés deve ser usado somente nos pés, e esfoliante para o rosto somente no rosto.

Outro ponto importante é o período de utilização. É necessário salientar que o procedimento é abrasivo e se usado constantemente, ou sem aguardar o período de descanso da pele, poderia causar problemas maiores, como feridas graves e permanentes. Use com um período, mínimo, de 15 dias. A pele precisa descansar e a esfoliação em período menor de tempo poderia retirar a camada protetora da pele.

Como fazer a esfoliação em casa

Agora que já temos as informações mais importantes, vamos aprender a fazer o tratamento tão benéfico para nossa pele.

Para começar, escolha um esfoliante bom, que seja destinado à sua pele e à região que você deseja fazer o tratamento. Faça a higienização da sua pele antes de fazer a esfoliação. Para isso, caso você esteja com maquiagem, retire a maquiagem com o demaquilante, depois use um sabonete para seu tipo de pele e limpe-a com uma loção que retira impurezas superficiais.

Passe o esfoliante em movimentos circulares com as pontas dos dedos em toda a área, como uma massagem suave no local. Não coloque muita pressão no local, somente naqueles que você observou que desenvolvem uma maior oleosidade ou estejam mais ressecados. Tais regiões, no caso do rosto, são o nariz, queixo, testa, bochechas e têmporas; já para o corpo são o joelhos, calcanhares e cotovelos. Cuidado com os olhos, para que o produto não entre nos mesmos.

Depois de massagear com o esfoliante toda a extensão do local, jogue água em abundância, até que o produto tenha sido totalmente retirado. Seque o local com uma toalha limpa, mas sem esfregar, somente dando batidinhas para retirar a água. Com a pele já seca, passe um hidratante destinado ao seu tipo de pele. O hidratante será muito melhor absorvido agora que a pele perdeu suas camadas mais superficiais.

No dia do tratamento e nos dias subsequentes a ele, use protetor solar sempre, pois a pele está mais sensível e poderia ser afetada pelos raios solares mais facilmente.

Existem vários tipos de esfoliantes no mercado, inclusive aqueles que podem ser feitos em casa. Os dermatologistas aconselham o uso do esfoliante industrializado, principalmente por este ter princípios ativos mais modernos e serem desenvolvidos com propósitos bem delimitados, como o uso em locais mais sensíveis no corpo.

Fale com seu dermatologista sobre o tratamento e verifique se sua pele realmente necessita dele e qual o melhor produto para o seu objetivo.

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário