Esfoliantes – Saiba qual a função desses produtos

Já falamos um pouco do Peeling aqui (você pode ver nossos vários posts sobre o assunto), que tem, como principal função, retirar a camada de pele morta, dando passagem para uma pele mais nova, viçosa e saudável. Entretanto, o processo é, na maioria das vezes, dolorido e demorado, especialmente para a recuperação. Também é importante destacar que a necessidade do peeling deve ser observada atentamente pelo indivíduo, pois, às vezes, não é realmente necessário fazer um tratamento tão forte na pele. Muitas vezes, uma pequena esfoliação ou somente a limpeza de pele já ajudam no objetivo que se almeja.

Para sanar mais algumas dúvidas quanto à saúde da pele, vamos falar um pouco de um tratamento que pode ser até feito em casa e corrobora, e muito, para deixar a pele mais bonita: este tratamento é a esfoliação.

Em suma, a esfoliação é um processo abrasivo, em que se retira uma superfície ou parte dela, deixando a camada inferior a esta exposta. Dessa forma, retira-se a camada de células mais superficial da pele, deixando a camada abaixo a mostra. Esta camada, abaixo, normalmente, está mais saudável e mais vivaz. O tratamento tem função parecida com a do peeling, porém atingindo menos camadas.

Quando você realiza a esfoliação da pele, a camada mais superficial, que já está prejudicada pelas intempéries do dia a dia, dá lugar a uma pele nova, mais saudável, brilhantes e viçosa. Quando a camada já prejudicada é retirada, junto com ela outras coisas vão embora, como impurezas, células mortas, entre outros, desobstruindo canais de comunicação entre a pele e o meio. As principais camadas que a esfoliação atinge são a camada córnea e o manto lipídico (a primeira é formada por células mortas, na maioria das vezes; e a segunda retém a umidade da pele).

A esfoliação não é benéfica somente para dar espaço para uma camada de células novas, com aparência mais saudável, mas para dar lugar para uma superfície com células mais receptivas aos princípios ativos presentes nos cosméticos, principalmente hidratantes e cremes anti-idade.

Contudo, a esfoliação deve ter data marcada e não é indicada para todos. Fazer o procedimento diversas vezes pode danificar a pele, principalmente por ser um tratamento que consiste em causar atrito para retirada de uma superfície, quando feita constantemente poderia retirar a proteção da pele e causar feridas na mesma.

As peles que realmente necessitam desse tipo de tratamento são as que possuem mais oleosidade. Peles muito oleosas, morenas e negras são alguns tipos mais indicados para receber o tratamento. Estas peles devem fazer o tratamento a cada 15 dias, sempre monitorando o estado da pele, é claro.

Tipos de esfoliantes

Existem vários tipos de esfoliantes, e para variados locais do corpo. Cada tipo de esfoliante industrial, com indicação de local a ser usado, deve ser usado somente naquele local. Esfoliantes para os pés, especialmente para as solas dos pés são muito mais fortes e abrasivos do que aqueles que são usados para o rosto. Portanto, fazer o tratamento com um produto destinado para os pés pode causar muito mais do que a retirada das células mortas da camada mais superficial da pele, poderia danificar sua pele do rosto para sempre. Leia sempre as indicações do produto no rótulo ou na bula.

As peles que não são indicadas para receber esse tratamento são aquelas que são mais sensíveis, ou que estão com feridas, machucados, com alergias, acne ativa, herpes, com queimação do sol recente, ou qualquer outra característica que poderia deixar a pele mais sensível.

Escolha o esfoliante correto para cada região do seu corpo e, da mesma forma, escolha aquele que combine mais com a sua pele. Antes de começar a fazer o tratamento, consulte um dermatologista. Este te aconselhará melhor sobre a esfoliação, da mesma forma que poderá indicar qual o melhor produto para o seu caso e com qual frequência você deveria usá-lo.

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário