Guia do condicionador – Escolha o melhor produto para seus cabelos – Parte 1

Os cuidados com os cabelos abrangem várias etapas, principalmente se você vive na poluição, ou no vento, ou na piscina/mar. Vários fatores, como estes que acabamos de citar, podem danificar os fios e deixa-los opacos e sem vida. Entretanto, é possível mantê-los fortes, saudáveis e bonitos com dicas simples. Estas, que são feitas no dia a dia, podem contribuir muito para que seu cabelo se mantenha saudável em qualquer estação do ano.

Para começar, escolher os produtos que você usará diariamente é o primeiro passo para manter seus cabelos sempre saudáveis. É importantíssimo escolher os produtos que combinam com o seu tipo de cabelo, com o tratamento que você quer submetê-los, e produtos que tenham as propriedades que ele necessita. Parece complicado ficar atento a todos esses fatores, mas, no final, é bem simples.

Comece identificando o seu tipo de cabelo. Existem vários tipos, desde seco e crespo, até liso e oleoso. E, também, existe outra infinidade de produtos, cada vez mais específicos. Identificando o estilo do seu cabelo, pense em qual o problema que você está observando, que pode ser ressecamento, queda, pontas duplas, entre outros.

Para descobrir qual é o tipo de cabelo, identifique-se com uma das alternativas a seguir:

Começando pela constituição do cabelo, temos os tipos secos, oleosos e mistos.

Os cabelos secos

cabelos secos tipos de condicionadorEsse tipo de cabelo tem como característica principal serem mais opacos, ásperos, volumosos e sem brilho. Eles têm esses aspectos devido a pouca quantidade de gordura produzida pelas glândulas sebáceas. Estas glândulas são responsáveis por produzir substâncias que protegem o couro cabeludo e, consequentemente, os fios. A pouca produção de gordura pode ser advinda de vários fatores, desde fatores genéticos até tratamentos capilares.

É possível diminuir os aspectos sem vida que o cabelo possui com vários pequenos tratamentos, que podemos fazer em casa mesmo. Já falamos dos tratamentos para cabelos durante o inverno. Os deste post são para qualquer estação.

O creme condicionador e o creme para pentear devem ser usados sempre. Procure aquele que é próprio para o seu estilo de cabelo. Diminua o uso de chapinhas ou secadores. Caso você necessite usar, escolha condicionadores termoquímicos, estes possuem propriedades que protegem os fios do calor desses objetos.

Condicionadores misturados a óleos (que você mesmo mistura – comprados separadamente), ou que já possuam isso em sua constituição, são os melhores para cabelos que sofrem com o estilo seco. O óleo possui a propriedade de ser absorvido pela haste capilar, agindo, então, internamente nos fios. Quando ele entra nos fios, os mesmos melhoram o aspecto, de dentro para fora. Essa é uma ótima alternativa para tratar alguns problemas que foram causados pelo ressecamento prolongado.

Os cremes de hidratação são necessários em cabelos assim. Escolha aqueles que irão tratar os seus cabelos, levando em consideração não somente a constituição do mesmo, mas o problema que ele está enfrentando. Dependendo da danificação dos cabelos, faça o banho de creme com menos espaços de tempo entre um e outro. O máximo de banhos que devem ser feitos é um por semana, não mais que isso. Quando o cabelo já está mais saudável, diminua para um a cada 15 dias.

Cabelos Oleosos

cabelo oleosos dicas condicionar usarAo contrário dos cabelos secos, os oleosos são assim porque a glândula sebácea trabalha demais. Ela produz gordura excessivamente no couro cabeludo, por isso os fios ficam com aspecto engordurado, pesados, sujos e sem volume. O remédio mais utilizado pelas pessoas que possuem o cabelo com esse aspecto é lavar. Entretanto, às vezes, você lava pela manhã e, à tarde, ele já está com cara de sujo.

É nessas horas que se faz necessária uma intervenção de rituais diários para manter os fios mais limpos, saudáveis e leves durante todo o dia. Para começar, nada de usar condicionador na raiz do cabelo. É naquele ponto que as glândulas sebáceas se localizam e, passar creme ali, poderia somente aumentar ainda mais a produção de gordura, principalmente por entupir as vias de acesso da mesma.

Sempre utilize o condicionador para o seu tipo de cabelo. Se você usar um para cabelos secos com certeza o aspecto oleoso irá piorar. Use água morna para lavar os cabelos, pois a fria ou a quente poderia estimular a maior produção de gordura. Não faça massagens com o condicionador no couro cabeludo. Ela poderia estimular ainda mais a produção de óleo no couro.

Secador e chapinha devem ser usados com moderação. O secador deve ficar a uma distância segura de pelo menos 15 centímetros. Como a água quente, o calor do secador poderia aumentar a produção de gordura no couro cabeludo.

Cabelos mistos

cabelos mistos dicas de condicionadorQuem tem cabelos mistos pode se dizer um afortunado do destino. Este é o melhor tipo de cabelo, tendo tudo na medida certa, como oleosidade, volume e brilho normais. Porém, deve ter cuidados, pois a possibilidade dele virar seco ou oleoso é grande.

A melhor maneira de cuidar dos fios mistos é manter. Por isso, escolha condicionadores para seu tipo de cabelo. Não o use na raiz, pois, assim como os cabelos oleosos, isso poderia contribuir para aumentar a produção de gordura.

Procure condicionadores ou cremes para pentear que possuam filtro solar neles. A exposição ao sol poderia danificar os fios, tornando-os mais secos. Como se trata de cabelos mistos, faça hidratações de manutenção, ou seja, de 15 em 15 dias, e com cremes que correspondam ao seu tipo de cabelo.

Ainda temos muitas outras dicas sobre o condicionador de cabelo. Então, não deixe de ver a segunda parte deste post. 

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário