Guia do condicionador – Escolha o melhor produto para seus cabelos – Parte 2

Já falamos de alguns tipos de cabelos na primeira parte deste post. Dessa vez vamos falar de mais alguns tipos, como cuidar e, o mais importante, como usar o condicionador em cada um deles. Como os cabelos possuem vários tipos, constituições e problemas, os posts foram divididos, para não ficar longa e cansativa a leitura. Se você quer saber mais sobre cabelos secos, oleosos ou mistos dê uma passadinha na primeira parte deste assunto.

Outra noção importante que devemos ter, que nem sempre um cabelo é só seco, só oleoso ou só misto. Ele pode ser seco e ondulado, seco e liso, seco e crespo, ou, é claro, oleoso e ondulado, oleoso e liso, e assim por diante. Por isso, não deixe de passar no post anterior para identificar como é o seu cabelo.

Para este post, vamos falar sobre mais três tipos de cabelo: os lisos, os ondulados e os crespos. Estes três são muito comuns, especialmente o crespo e ondulado em nosso país tão mestiço. Mais para frente iremos falar dos problemas e químicas.

Identifique, abaixo, qual é o estilo do seu cabelo e o melhor tipo de condicionador:

Cabelo Liso

cabelo liso melhor condicionadorSonho de muita gente por aí, os cabelos lisos são mais finos e possuem a característica de serem retos e maleáveis. Entre esse estilo, existem várias subcategorias, em que pessoas possuem mais cabelos, deixando ele mais volumoso, mesmo sendo liso; outras pessoas possuem cabelo mais ralo; é há quem tenha cabelo pesado.

Para esse cabelo, normalmente, o estilo oleoso ou misto são os mais vistos. Quando o cabelo está seco, provavelmente, é devido a algum tratamento ou química que pode ter danificados os fios e, também, as glândulas sebáceas. Quando se realiza algum tratamento químico no cabelo, como tintura, é muito comum observar os fios ficarem mais secos e, até mesmo, ondularem.

Para aquelas que somente querem cuidar dos fios e, ainda, não possuem químicas, os cabelos lisos são os mais fáceis de manipular e manter bonito. Como foi dito no post anterior, procure pelo condicionador que mais tem a ver com seu cabelo. Claro, é importante observar o tipo do cabelo, ou seja, liso seco, liso oleoso ou liso misto. O produto específico para o seu cabelo será aquele que melhor te dará benefícios.

Como o normal dos cabelos lisos é serem finos e leves, eles embaraçam facilmente. Por isso, ainda com o creme condicionador, reparta os fios em mechas e desembaraçasse. Faça isso com condicionador nos fios, nunca seco, pois poderia dar frizz, quebrá-los ou embaraçá-los ainda mais.

Não deixe de usar silicone, especialmente nas pontas dos cabelos. Como é um cabelo leve e fino, é comum criar pontas duplas. Por isso, como silicone, as pontas dos seus fios ficam mais protegidos contra as intempéries do dia.

Cabelos Ondulados

cabelo onduladoEsse tipo de cabelo está ganhando espaço entre as mulheres. Com um ar mais jovial e despojado, as ondulações dos fios, especialmente do meio às pontas estão entre os penteados mais pedidos no salão de beleza.

Ele é um meio termo entre o liso e o cacheado. Tem a raiz lisa e as pontas mais puxadas para o cacheado, quando é natural. Muitas mulheres com cabelos ondulados possuem a raiz oleosa e comprimento seco, isso dando a característica ondulada a ele. Quando ele está mais hidratado e saudável a tendência é que suas ondas fiquem mais definidas ou diminuírem.

Para manter o cabelo ondulado saudável, normalmente busca-se por produtos para cabelos mistos (veja as características para esse cabelo na primeira parte do nosso post). Entretanto, existem as pessoas que possuem eles secos ou oleosos por inteiro. Para cada estilo é importante comprar cremes condicionadores próprios.

Para esse tipo de cabelo é importante hidratar e usar um bom condicionador. Como já foi falado no post anterior, não passe condicionador na raiz, se seu cabelo é oleoso. A glândula responsável por fabricar a gordura que protege o couro cabeludo fica próxima à raiz. Usando muito condicionador nesse ponto, poderia obstruir a glândula e aumentar a produção de óleo.

Use creme de tratamento nas pontas, onde ficam as ondas. Faça banhos de creme a cada 15 dias, ou a cada uma semana, dependendo do problema do cabelo. Além disso, use produtos baseados em óleo, seja no creme ou puro, nas pontas dos cabelos. Estes produtos possuem a propriedade de agir de dentro para fora nos fios, hidratando mais profundamente.

Cabelos Crespos

crespoNesta categoria há quem possua os cabelos mais ou menos encaracolados. O que é comum para todos os cabelos crespos e que os diferencia dos ondulados é a raiz. A raiz, das pessoas que possuem cabelos crespos é enrolada. Ele se enrola desde a raiz até as pontas dos fios.

É muito mais comum encontrar pessoas com cabelos secos entre aquelas que possuem cabelos crespos. Quando os cabelos estão mais hidratados, menos ressecados, é possível ver que as ondas e os cachos ficam mais maleáveis, sedosos e, consequentemente, mais baixos e domados.

Entre as características mais vista em pessoas com cabelos crespos é a dificuldade em deixar os fios baixos. Eles ganham volume, seja pelos muitos cachos e ondas, seja pelo volume maios por ser um cabelo que tende mais ao ressecamento.

Muitas pessoas abusam do condicionador, quando possuem cabelos crespos. Não é necessário, todas as vezes que lavar os cabelos, passar tanto creme e não retirá-lo corretamente. Os condicionadores não devem ficar nos fios. Eles servem para deixar os cabelos mais sedosos, tratados e maleáveis, tratando durante o banho, somente.

Quando você vê a necessidade de não retirar muito creme dos fios, manter muito condicionador no cabelo mesmo ele estando seco, é hora de rever os aspectos dos seus cabelos, pois, provavelmente, ele está com algum problema.

Os cabelos crespos necessitam de banhos de creme e, também, do uso de creme para pentear. É esse o creme que deve ficar em maior quantidade no cabelo e não o condicionador. Ele é próprio para essa finalidade e, normalmente, possuem propriedade que protegem os fios do sol, vento e outras coisas. Use produtos destinados ao seu tipo de cabelo, para não danificá-lo. Sempre desembarace seus fios debaixo do chuveiro, enquanto ainda está no banho e com pente de madeira com dentes espaçados. Isso vai contribuir para que seu cabelo não ganhe volume e fique com aspecto elétrico.

Vamos falar ainda dos vários problemas que atingem os cabelos, como fazer para combatê-los e quais os melhores produtos para isso, focando no nosso querido creme condicionador. Não deixem de seguir nossas postagens, pois muita coisa boa vem por aí.

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários

One Response to “Guia do condicionador – Escolha o melhor produto para seus cabelos – Parte 2”
  1. aninha disse:

    gostaria de saber qual produto usar. meu cabelo e liso na raiz e armado nas pontas é longo

Deixe seu comentário