Guia do Condicionador – Tratando problemas – Parte 3

Nada mais normal do que ver as pessoas se queixando de algum problema capilar, este sendo queda de cabelo, ressecamento, queda, pontas duplas, entre outros. Entretanto, como falamos nas outras partes deste assunto, as pessoas não sabem é que, com pequenos cuidados diários e com pouco dinheiro, é possível melhorar, e muito, os fios, sanando o problema ou somente mantendo os cabelos bonitos e saudáveis.

Pensando, primeiro, em como escolher os produtos para tratar seus fios, pense nas características dos mesmos. Dê uma olhada nos primeiros posts sobre este assunto para você descobrir qual o estilo do seu cabelo, se ele é seco ou oleoso, liso ou crespo etc.

Tratamentos para vários tipos de problemas capilares

Link direto para o tratamento: » Cabelos Ressecados     » Pontas Duplas      » Queda de Cabelos

Vamos falar então de alguns dos problemas mais recorrentes e como amenizar ou sanar eles de forma simples e barata, com produtos de uso diário:

Tratamento para Cabelos Ressecados

cabelos ressecados tratamentosEntre os problemas, esse é o mais recorrente, independente da estação. Algumas pessoas percebem o cabelo mais ressecado no final do verão, isso levando em consideração todas as intempéries que são relacionadas a esta estação, como vento, sol, areia, cloro da piscina e sal do mar. Outras já veem o inverno como o maior vilão, com seu tempo seco e frio. Os produtos químicos que usamos para tingir e alisar os fios também tem grande contribuição para que os cabelos entrem nesse estado.

Contudo, não é nada difícil restituir a condição saudável do cabelo. O principal foco, pensando em cabelos ressecados , é trazer a umidade natural de volta aos fios. Por isso, é muito importante usar sempre o condicionador, somente aquele que condizer com o seu tipo de cabelo. As hidratações, provavelmente, serão as mais importantes na hora que tratar seus fios. Escolha os cremes de tratamento que possuam óleo em sua composição. O óleo deixa os fios com o aspecto menos seco, além de puxar mais umidade para o interior do fio capilar.

Uma dica muito importante, em se tratando de cabelos ressecados, é usar o secador e a chapinha com cuidado. Eles tiram a umidade natural do fio, além de secá-los, é claro. Portanto, na hora de secar os cabelos, use produtos que sejam para esse fim, os quais protejam os fios do calor do secador e da chapinha. Produtos próprios para ser usados antes de secar os cabelos formam uma película protetora, não deixando a umidade sair dos fios. Por isso, eles são os mais indicados para cabelos já ressecados e para aqueles que ainda estão saudáveis, somente para não estragá-los.

Tratamento para Pontas Duplas

tratamento cabelos com pontas duplasExistem vários produtos que prometem acabar com as pontas duplas. Entretanto, uma vez estragada, somente cortando as pontas para realmente melhorar o aspecto do cabelo. As pontas duplas não se colam com o uso de produtos milagrosos. O que pode ser feito é evitar o aparecimento destas. E é disso que iremos falar.

O fio capilar possui várias camadas. Essas camadas protegem o córtex, área que irriga os fios, nutrindo-os (cai por terra a velha história que os cabelos estão mortos, não é mesmo?!). Pois bem, existem muitas camadas, as quais irão proteger essa “medula” no interior de cada fio. O mal cuidado com os cabelos pode levar a perda de algumas camadas. Quando o cabelo se divide em duas pontas, ou mais, são essas camadas sendo retiradas de seus locais de origem. O cabelo fica mais frágil quando isso acontece.

Primeiro retira-se as pontas danificadas, depois se começa a cuidar do que resta do cabelo. Como alguns fios ainda estão com o córtex protegido, vá atrás de bons produtos, banhos de creme e, é claro, produtos para usar nas pontas dos fios. Novamente, reforçando a ideia do condicionador com óleo, este age mais profundamente nos fios, nutrindo eles de fora para dentro.

A alimentação também contribui muito na hora do cabelo diminuir as pontas duplas. Afinal, o córtex irá nutrir seus fios, auxiliando na hora das camadas se manterem firmes e fortes protegendo o miolo do fio.

Tratamento para Queda de Cabelo

tratamento queda de cabelos mulheresÉ muito importante ir ao fundo deste problema. Porque, neste caso, ele pode ser de fundo emocional, problemas nutricionais, produtos ruins usados nos cabelos e no couro cabeludo, químicas mal feitas, e, é claro, enfraquecimento dos fios devido a problemas mais comuns.

Para descobrir qual é realmente o problema, e direcionar o tratamento, vá ao médico, faça exames, especialmente de sangue. Detectado o problema, busque o melhor tratamento para que seus fios parem de cair.

Antes de tudo, saiba que é normal você perder certa quantidade de fios. A média é de 30 a 50 por dia. Algumas pessoas perdem mais, especialmente aquelas que possuem mais cabelo. Por isso, descubra se o seu caso é uma queda anormal ou somente a queda diária de fios.

Comece mudando sua alimentação. Alimentos muito gordurosos, açucarados, com poucos nutrientes podem, muitas vezes, aumentar a queda. Alimentos oleaginosos fortificam as raízes dos cabelos, devendo ser consumidos com moderação, pois são calóricos.

Diminua o uso de prendedores de cabelo, eles também podem aumentar a queda de cabelos. Xuxinhas, presilhas, escovas, entre outros, fazem tração nos fios, puxando-os. Diminuir o uso desses poderia melhorar os fios e abrandar a queda. Além disso, o calor do secador e da chapinha, especialmente quando muito próximo ao couro cabeludo, poderia danificar as raízes, fazendo com que os fios caissem.

Cuidado com os produtos químicos usados nos fios. Se você observou que seus fios caíram mais depois de certo tratamento, não o repita. Suspenda o tratamento assim que você observar algo anormal em seus fios.

O médico dermatologista poderá identificar melhor qual o real problema que está acontecendo com seus fios. Portanto, não deixe de consultá-lo antes de qualquer procedimento ou tratamento.

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários

One Response to “Guia do Condicionador – Tratando problemas – Parte 3”
  1. Daniella disse:

    Gostei, ótimas dicas estão de parabéns continuem assim.

Deixe seu comentário