Guia do Salto Alto – Como andar

O salto alto não é nada fácil, e precisa de cautela para usar. Realmente, é um dos sapatos que precisamos aprender a usar, ficar de pé e, é claro, caminhar. Até as modelos de passarela mostram dificuldade quando se trata de saltos altíssimos. Imagine nós, simples mortais, que não recebemos cursos para desfilar com esses sapatos que são quase pernas de pau.

Por mais difíceis que eles sejam, não há argumentos para dizer que eles são bonitos, causam uma mudança radical em qualquer produção, assim como dão postura e deixam a mulher ainda mais bem vestida.

Para iniciar sua caminhada na maneira correta de andar de salto, vamos mostrar alguns erros graves que não podem ser cometidos. Qualquer postura, ficar corcunda e posicionar seus pés de maneira torta não te ajudarão na hora de se equilibrar no salto. Portanto, temos que começar pela postura para chegar ao caminhar perfeito. Os erros mais recorrentes são a postura errada e o peso nos saltos. Provavelmente, você já deve ter reparado em mais de uma mulher andando de salto. Quando ela não está acostumada, ela anda com medo, não desdobrando os joelhos por completo, com os quadris muito para frente. Para corrigir esses errinhos, siga as dicas a seguir:

Como andar de salto alto corretamente

Primeiro, depois de seguir as dicas do post anterior, agora que você já treinou com saltos mais fáceis, é hora de educar sua postura. Eu sei que não é nada fácil fugir da má postura (sempre tive tendência a ser corcunda – faço musculação para levantar meus ombros e já usei colete). Ela é muito fácil de encontrar, já que está nas cadeiras de escola, no seu sofá e, é claro, na cadeira do computador.

Para começar, tente permanecer com uma postura vertical. Mesmo quando estiver parada em cima do salto, tente não jogar os quadris para frente e abaixar os ombros. A expressão “subir no salto” não é à toa. Quando você está lá em cima, realmente fica mais altiva. Por isso, nada de perder a linha quando estiver parada, continue mantendo a postura.

Para achar a postura correta, jogue os ombros e ao glúteos para trás. Uma ótima dica, e que vai ajudar no equilíbrio quando estiver no salto, é contrair os músculos do abdômen. Estes músculos interferem muito no equilíbrio. Recentemente, escrevemos sobre esportes que demandam equilíbrio (patins e skate). Um dos músculos mais trabalhados durante os exercícios foram os do abdômen, já que são eles, junto com os músculos das costas, que mantém você de pé. Por isso, é importante mantê-los contraídos, especialmente quando se caminha.

Por mais que estejamos acostumadas a ver as modelos dando passos largos na catwalk, no caso de quem está aprendendo a andar no salto é melhor manter-se nos passos mais curtos. Quando você diminui o espaçamento dos passos mantem-se mais bem equilibrada, correndo menos risco de pisar em falso com o salto e cair estrategicamente de perna aberta (péssimo!). Seus passos, além de mais curtos, também serão mais lentos. É normal fazer as pessoas, principalmente os homens, andarem mais devagar quando você está de salto.

O salto, normalmente, faz com que você rebole mais na hora de andar. Isso tem um motivo bem definido: quando você caminha com o salto, com passos mais curtos e mais devagar, deve-se caminhar com um pé na frente do outro. Isso deixa a mulher mais feminina e delicada, dando mais equilíbrio no andar, pois transfere o ponto de equilíbrio para o meio do corpo, sem dizer que é uma das várias regras que a etiqueta impõe para os bem educados. Por isso, caminhe com passos curtos, leves e um na frente do outro.

Para andar bem no salto, lembre-se: você irá pisar com o calcanhar primeiro, mas o peso estará sempre projetado na parte anterior dos pés. Quando for caminhar, coloque primeiramente o salto no chão e depois a parte anterior. Tente manter o pé reto, caminhando com passos um na frente do outro, já que deixar o pé torto poderia causar um acidente, entortar o salto ou quebrá-lo.

Para testar os ensinamentos, primeiro treine em casa. Comece com saltos mais robustos, passando para o salto fino. Se você desejar, filme o seu caminhar, para poder ver o que está fazendo errado e, é claro, o que está fazendo certo.

Não deixe de acompanhar nossos posts. Logo mais colocaremos os saltos que mais combinam com você e com seu biótipo. Não se esqueça: Nunca desça do salto, na vida ou no sapato!

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários

One Response to “Guia do Salto Alto – Como andar”
  1. Alcyvanda Santos disse:

    muito bom

Deixe seu comentário