Horta vertical – como fazer, materiais e dicas

Imagine colher as ervas para fazer o tempero da sua comida na sua varanda ou quintal? Ou servir uma salada fresquinha para as visitas, com plantas colhidas diretamente da sua área de serviço? Alimentos sem agrotóxicos, colhidos na hora e sem sair de casa. Qualquer pessoa adoraria isso, mas como ter uma horta em casa?


Horta vertical dentro de sapatos velhos

Seja na casa ou no apartamento, a horta caseira auxilia muito à saúde, principalmente para fugir dos agrotóxicos, os quais fazem muito mal e são usados abusivamente na agricultura brasileira.

Normalmente, a maioria das pessoas que vivem em cidades maiores não tem espaço para cultivar um quintal grande, com hortas, árvores frutíferas etc. As pessoas vivem em apartamentos apertados, com pequenos espaços, como varandas e áreas de serviço também pequenas. Mesmo em lugares assim é possível ter uma horta com ervas e legumes frescos, livres de agrotóxicos e que irão diretamente para o seu prato. Para fazer uma horta vertical, inicialmente, é necessário ter uma parede vazia e que tome um pouco de sol.

Existem várias maneiras de construir uma horta vertical. Seja com PVC, painéis de madeira, jardineiras, latas de alumínio e até com garrafas pet. Vamos falar com as garrafas pets, pois esse tipo de material a maioria tem em casa ou consegue com maior facilidade. Entretanto, você pode usar outros materiais. A construção é basicamente igual, por isso escolha um material que esteja disponível.

Materiais para construir uma horta vertical:

  • Você irá precisar para construir sua horta de garrafas pet de 2 litros vazias e limpas;
  • Tesoura para cortar a corda que as garrafas serão penduradas;
  • Corda de varal ou barbante ou arame;
  • Terra preta;
  • Palha seca;
  • Pá pequena;
  • Furadeira, parafusos e buchas para fixar a corda ou arame;
  • Argola em que será amarrado a corda ou arame;
  • Muda da planta ou semente.

Cortando a garrafa pet

Corte a garrafa pet de maneira que ela fique parecendo um vaso, deixando um espaço grande para colocar a terra e para a planta se desenvolver. Depois, para fixar as garrafas na parede, fure em dois pequenos pontos, largos o suficiente para passar a corda, um de cada lado das pontas da garrafa em horizontal, de maneira que a parte aberta fique para cima quando estiver pendurada. Faça, também, um furinho pequeno embaixo da garrafa, exatamente por baixo da abertura de maneira que a água regada escorra.


Prendendo o arame na garrafa pet

Prenda duas cordas de arame na parte superior da parede depois de fazer furos, inserir as buchas e prender ali a argola, com uma distância entre elas que caiba a garrafa, medindo a distância entre os furos feitos na garrafa pet. Depois de devidamente presas, passe as cordas pelos furos e amarre por baixo de cada garrafa a corda. Faça um nó de maneira que a garrafa fique fixa. Tente deixar a garrafa o mais horizontal possível. Deixe uma distância entre as garrafas para que a planta não fique à sombra da outra garrafa.


Garrafas pet com terra

Coloque a terra preta no vaso feito de garrafa com ajuda da pazinha. Quanto mais escura a terra mais material orgânico ela tem. Sua planta crescerá melhor e mais saudável. O húmus produzido por minhocas também ajuda no processo de adubação da sua planta. Esse material é encontrado em lojas especializadas e não são onerosos.

Plante as mudas ou sementes. Tire-as dos sacos originais e coloque em um pequeno buraco feito na terra recém-colocada. Certifique-se que ela tem terra em boa quantidade em volta. Não deixe ficar aparecendo suas raízes, no caso de mudas.

Coloque, também, uma camada de palha ou grama secas. Deixe-a por cima da terra para que, quando decompuserem, sirva de material orgânico para a planta em crescimento.


Horta vertical em janela de apartamento

É possível usar a compostagem para melhorar ainda mais o crescimento e a saúde da planta. Algumas lojas especializadas vendem, mas é fácil de fazer também. Para fazer esse processo, você irá precisar de uma caixa de madeira sem fundo e tampa ou um recipiente próprio, vendido em lojas especializadas.

Cascas de frutas, saladas velhas, material orgânico em geral pode ser usados. Coloque-os no recipiente e mexa-os de dois em dois dias. Mantenha-os tampados, somente abrindo para revolver a pilha. Quando a matéria estiver com cor castanha, homogênea e uniforme, já quando não é possível distinguir o que foi usado para fazer a compostagem, então a pilha já pode ser usada em suas plantas. Coloque em pequena quantidade, com o auxilio da pazinha, sobre a terra preta da planta.

É necessário trocar a terra uma vez ao ano e as sementes ou mudas devem ser repostas sempre que a planta for colhida. A horta vertical rende até 25 mudas e pode sustentar um adulto.


Nesse exemplo duas ideias de hortas e plantas em vasos na vertical, atente ao detalhe do chão da sacada, onde um pequeno deque de madeira tem em sua volta seichos.

Muitas plantas podem crescer na horta, como chicória, alface, beterraba e ervas do tipo tempero. Elas precisarão de quatro horas de sol por dia e serem regadas, moderadamente, todos os dias. Ao regar a planta certifique-se que a terra ficou levemente molhada e não encharcada.

Saúde é imprescindível. Não se esqueça de sempre se alimentar de vegetais e frutas, beber muito líquido e sempre se exercitar.  

Créditos as imagens: Rosenbaum.com.br

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

Comentários

12 Responses to “Horta vertical – como fazer, materiais e dicas”
  1. Ana Zamonier disse:

    ficam muito lindas eu adoro flores

  2. Ana Zamonier disse:

    eu amo mexer com as minhas florzinhas

  3. Gleide Natura disse:

    AMEI ESTA CRATIVIDADE DAS GARRAFAS. LINDA LINDA..

  4. GLEIDE disse:

    AMEI TODOS OS COMENTARIOS VOCES SÃO MUITOS CRIATIVOS..

  5. Vou Fazer em meu jardim de inverno, pois é linda.

  6. Pekenna disse:

    Adorei muito, conheci com um projeto de minha escola mas vou aproveitar para fazer em casa é bonito decorativo gostoso de fazer e alem de tudo rende alguns alimentos que se pode plantar !!! Bacana demais continue mostrando ideias baratas simples e bonitas !!!
    Obg pela ajuda Bjão

  7. Que idéias maravilhosas! Adorei!

Deixe seu comentário