Inspire-se: A moda da Novela Gabriela

Anos 20, época do Jazz, dos cabarés, das melindrosas e, é claro, de muita moda. Foi nesse período que os filmes de Hollywood, e os atores e atrizes começaram a inspirar as mulheres da sociedade. Surgiu, também nessa época, as primeiras it-girls, por mais que esse nome somente tenha sido criado tem pouco tempo.

Foi também nessa época que as mulheres se desfizeram de um dos objetos mais oprimentes, em se tratando de moda: o corpete. Além disso, as roupas debaixo se tornaram menores e ganharam maior apreciação pelo público feminino, e, quiçá, o público masculino.

É a hora que a mulher começa a buscar por sua independência e voz em meio a uma sociedade patriarcal e machista. A dança e o Jazz se tornam febre, e as pessoas começam a sair mais para dançar, consequentemente, começam a usar um estilo diferenciado, tendo em vista a necessidade de se mover com facilidade durante a dança.


Coco Chanel com o estilo Navy

O corte de cabelo “La garçonne” é o principal sucesso entre as mulheres, juntamente com roupas mais estreitas no quadril. A necessidade de igualdade entre os sexos é demonstrada não somente nas roupas, mas no estilo de vida e nas mudanças ocorridas na sociedade. Entre tantas celebridades que eram ícones, a diva Gabrielle Coco Chanel se destaca. Ela é a síntese da moda naquela época, continuando até os dias de hoje.

Entre tantas mudanças ocorridas nessa década, é possível pensar que tenha sido uma época que marcou muito a vida de todas as mulheres, as da década de 20 e das décadas posteriores, pois abriu as portas para que o sexo nada frágil se tornasse o que é hoje: tão forte e influente quanto os homens.

Assim como a moda, podemos nos inspirar em muitas coisas, principalmente na luta das mulheres por vidas melhores e por mais atuação dentro da sociedade. Essas mulheres eram fortes, e sabiam muito bem o que queriam. E suas roupas e acessórios demonstravam tal energia.

Vestidos tubulares, assim como o pretinho básico chegando, pela primeira vez, ao guarda roupa feminino. As roupas são mais curtas, as mangas somem, os chapéus, tão necessários em outras épocas, se tornam menores e usados, somente, durante o dia.

Foi também na década de 20, mais precisamente em 1922, que ocorreu a Semana da Arte Moderna no Brasil. Este evento teve a oportunidade de reunir vários pensadores da época, assim como Mário de Andrade, escritor e poeta, e Tarsila do Amaral, artista plástica. A nova era artística chega ao mundo e é possível ser visto e apreciado. A art-decó, baseado em arte construtivista e na funcionalidade das peças, também chega às roupas.


Novela Gabriela de Jorge Amado

Muita coisa dessa década está de volta as nossas tendências. Uma amostra de que os anos 20 estão mais vivos do que nunca é a novela das 11 horas, Gabriela. Novela adaptada de um romance escrito pelo célebre, e já falecido, Jorge Amado, a trama desta é ambientada na cidade de Ilhéus, Bahia, onde a vida noturna era agitada, entre bordéis e bares, e muita sensualidade.

Os looks das personagens podem inspirar nossas produções, principalmente levando em conta muitas das tendências que voltaram. Vamos conhecer, então, quais são as principais tendências que podem ser usadas para compor looks lindos:


Maxy Bijoux

Maxi bijoux

As personagens, principalmente dos bordéis da novela, desfilam anéis, colares e pulseiras grandes e brilhantes, mostrando exagero na composição dos looks, por se tratar, especialmente, de prostitutas, que necessitavam de estar sempre muito bem arrumadas e reluzentes. Os maxi acessórios proporcionavam isso a elas, um estilo mais exagerado, porém muito chique.


Makes: bocas e olhos marcados

Makes

Olhos marcados, cílios volumosos e longos e bocas vermelhas. O make das atrizes trazem muita cor, chamando atenção para os olhos e para a boca. A moda atual também tem pedido isso, olhos marcados e boca chamativa. Porém, normalmente, a melhor pedida é marcar os olhos ou a boca. Marcar os dois pode deixar a maquiagem muito carregada e proporcionar à mulher uma imagem mais vulgar.


Esmalte com cores vivas e boca marcada

Esmaltes

As cores fortes estão nos esmaltes também. Como a paleta de cores atuais abrange cores vivas e quentes, é possível trazer o estilo daquela época, também, para as unhas. Azul, em todas as tonalidades, alaranjado, vermelho, são as principais pedidas para as próximas estações, e podem ser vistas nas mãos das mulheres da novela Gabriela.

Navy


Estilo Navy

As roupas ao estilo marinheiro também está com tudo, já tem um tempo. Para os fãs da diva Coco Chanel, é impossível pensar neste estilo sem pensar nela. Foi uma das primeiras produções que a estilista fez, trazendo a roupa de marinheiro para o guarda roupa das mulheres. Na novela, os uniformes e roupas das garotas da sociedade trazem muito deste estilo, inspirando o que poderíamos vestir atualmente.

E você, qual inspiração da novela mais te agrada? Qual dessas tendências da década de 20 você traria para seu look?

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário