It Girl

Audrey-hepburnEsta semana está estreando uma novela que aborda um tema, ou nominação, muito vista atualmente, pelo menos no mundo virtual ela recorrente: a It Girl. Afinal, o que é isso? Para aquelas pessoas que estão bem envolvidas com o mundo da moda, mesmo que não seja sua área profissional, e sempre que podem olham blogs e sites para se inspirar na hora de se vestir, vira e mexe se deparam com esse termo. Ele “classifica” uma mulher ou garota que está envolvida quase que por completo com o mundo da moda, porém não é modelo ou estilista (na maioria das vezes). Ela é, simplesmente, alguém que dita tendências, estas retiradas, principalmente, de seus conhecimentos prévios e do que é visto em outros países.

Significado de It Girl

 Esse termo, como dissemos anteriormente, é recorrente no mundo virtual, mas nem tanto no mundo real. É bem provável que se você perguntar para sua mãe ou uma amiga que não tenha tanto contato com a internet, ela não conhecerá a designação. A expressão é em inglês, e não foi reformulada para o português, ainda. It é um pronome pessoal que designa objetos e animais em inglês; já o girl significa garota. Porém, a expressão tem um significado diferente quando se colocam as palavras juntas. O it é relativo a um tipo de atração que a garota exerceria perante as outras pessoas que a cercam, tanto é que a palavra it já é usada para outras coisas, como it bag (bag = bolsa), it shoes (shoes = sapato), entre outros, para mostrar que tal objeto seria um desejo para as mulheres e homens.

louise-brooksMas o termo está a ponto de cair no gosto popular, afinal temos um pequeno deslumbramento por parte da grande massa brasileira em relação a uma das nossas maiores empresas de televisão aberta: a Globo. E é essa emissora que irá colocar o termo no vocabulário do brasileiro a partir do início da novela Sangue Bom.

A novela irá trazer uma patricinha que alcançou estrelato após ser adotada por uma atriz influente, atualmente em decadência. A It Girl Amora será interpretada pela atriz Sophie Charlotte, a qual diz ter feito uma ampla pesquisa pelo mundo da moda, principalmente na blogosfera, que tem crescido, especialmente na área de beleza e moda.


Novela Sangue Bom – It girl Amora – Sophie Charlotte

Por conta disso, teremos uma popularização do estilo, em que usar roupa de marcas famosas e posar para fotos com poses extravagantes e sem propósitos se tornará ainda mais exagerado. Primeiramente, acho que o contexto do que era realmente uma it girl não se limita a uma pessoa que desfila por eventos usando um sapatos de cinco mil dólares e que posta fotos no instagram a cada cinco minutos. O contexto do termo it girl é de uma pessoa que não somente sabe se vestir, seja com a t-shirt podrinha dos anos 80 (velha, porém amada), mas que também consegue manter uma conversa por mais de 10 minutos, sem falar sobre roupas, sapatos e bolsas. A verdadeira it girl é aquela que tem conteúdo, beleza por dentro e por fora e atrai o olhar e os ouvidos alheios sem fazer esforço e sem precisar, necessariamente, estar vestida em ouro e brilho.

Para aquelas que querem realmente se inspirar na imagem da it girl (o que realmente irá acontecer, contudo será uma imagem fútil e sem conteúdo – pelo menos no início da novela), vá atrás das primeiras it girls que existiram, aquelas que inspiraram a expressão, e não somente assistindo uma personagem criada a partir das novas dondoquinhas que somente compram roupa e mal mal terminam o ensino médio. Lembre da Audrey Hepburn, atriz que interpretou o filme Bonequinha de Luxo e foi umas das mulheres que mais inspirou o mundo fashion; ou Louise Brooks, que amava literatura, também atriz; Brigitte Bardot, com sua beleza natural e seu amor pelos animais; e, até mesmo, Frida Kahlo, pintora que se tornou inspiração para muitas pessoas, mesmo que não fosse parte da beleza padrão de sua época.

Seja uma it girl que terá pessoas ao lado não porque está usando a última moda em casaco de pele verdadeiro (péssimo!), mas sim uma que acumula admiradores de todas as tribos, com cultura, beleza e educação, afinal esses três itens com certeza nunca sairão de moda!

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu comentário