O Retrô é o novo Moderno – Dicas de decoração

O estilo retrô, também chamado de vintage, está muito em alta, seja nas roupas, com as várias peças dos anos 70 que retornaram à moda, seja na decoração, com peças antigas ou, até mesmo, modernas, mas modificadas para ficar com carinha de antiguidade.

Neste post vamos falar de algumas peças, em especial, de uma marca de eletrodomésticos retrô chamada de Adélia Works, que trabalha com produtos artesanais exclusivos, além de outras peças que podem ser feitas e transformadas para deixar seus cômodos com cara de vintage.

Várias marcas viram nessa nova moda vintage a oportunidade de criar peças exclusivas, seja da área de vestuário, acessórios ou decoração. A empresa Adélia Works começou assim, vendo na abertura do mercado, uma possibilidade de criar produtos ainda não muito vistos para vender. A ideia começou de um blog, que os empresários da marca tinham antes de iniciar sua vida na estrada do empreendimento. Saiu do papel, ou melhor, do mundo virtual, para crescer e virar um empreendimento de sucesso.

A ideia de trazer o vintage não é o de colocar objetos e móveis velhos na sua casa, mas, sim, de reformular peças para que estas fiquem com um ar mais retrô. Como a marca Adélia Works, várias peças criadas artesanalmente, com base em objetos novos, tornam-se peças de decoração ao estilo vintage.

Entre as principais inspirações das marcas, assim como a Adélia Works, têm-se as décadas de 40, 50, 60, 70 e 80, vendo as principais tendências em design, cores mais usadas e ícones da época, como as divas Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, as principais épocas para criar objetos retrôs.

A Adélia Works trouxe geladeiras, com função de adega, com designs que relembram as décadas passadas, com cores e materiais diferentes. As cores preestabelecidas da marca são o amarelo claro, vermelho, verde claro, azul claro e branco, porém o cliente pode escolher uma certa cor e encomendar para a empresa. Como foi dito, a função de eletrodoméstico não é a desse objeto de decoração, mas de uma adega que consegue armazenar até 50 garrafas de vinho.

Além das geladeiras adegas da Adélia Works, várias outras peças, assim como móveis e estilos podem recriar o vintage das décadas passadas. Para criar este ar vintage na decoração da sua casa, várias características podem ser introduzidas à sua decoração, como móveis com formas arredondadas, tons mais neutros, objetos esquecidos no porão, que com um ademão de tinta voltam à vida.

Materiais como crochet e patchwork também podem fazer parte da decoração, pois passam uma sensação de antigo. Papel de parede também é uma outra forma, limpa e barata, como já abordamos aqui em dois outros artigos, de renovar sua decoração. Eles podem ser encontrados em diversos temas, em que alguns relembram o vintage.

Fotos, trabalhadas de maneira a deixá-las envelhecidas, também mudam a cara da sua casa, especialmente quando penduradas na parede. Móveis que receberam um trabalho de envelhecimento, também, ou, até mesmo, móveis antigos, resgatados, que receberam tinta nova, com cores foscas, também deixam a decoração ainda mais com cara de retrô.

Objetos como máquinas de costura antiga, gaiolas, malas e malões, máquinas de escrever também fazem parte do grupo de peças que poderiam entrar para a decoração da sua casa, dando um ar retrô ao ambiente.


Decoração de quarto e sala com o tema do Atari e seus jogos

Peças delicadas, com cores mais neutras, como o rosa claro, também dão uma impressão vintage. Peças neste estilo podem corroborar para deixar o local com uma cara mais retrô. Para aquele que são apaixonados por música, discos de vinil e, até mesmo, o Junkebox, que foi febre nos anos 50 e 60 nos Estados Unidos, são vintage. Para os apaixonados pelos anos 80, temas voltados para os primeiros computadores, assim como jogos do consagrado vídeo game Atari são uma ótima opção para deixar a casa com um estilo retrô.


Vinil e junkebox

Lembre-se que se você quiser dar um ar vintage, mas sem deixar seu cômodo totalmente neste estilo é importante não abusar das peças, usando algumas peças do estilo, somente. Claro, deixar o ambiente totalmente retrô também não é nada mal, afinal ele está em alta. Por isso, pense bem no que você deseja fazer na sua casa e volte ao passado com essa nova tendência!

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário