P&B na decoração – A tendência chegou à sua casa

A combinação preto e branco está super em alta, especialmente na moda. Mas não é só no vestuário que o B&W irá se mostrar: a decoração nessas cores promete ser hit da estação e é uma oportunidade para renovar o estilo da casa, sem gastar muito.

Associar essas duas cores antagônicas não é uma ideia de agora, já é feita há muito tempo. Seja nas roupas, na decoração, entre outros, o P&B se tornou uma combinação quase que perfeita, em que dificilmente se erra ao usá-la. Seja para decorar a casa ou algum evento, o preto e branco são uma ótima opção, dando um ar todo charmoso e estiloso.

Porém, para decorar neste estilo não basta, somente, acrescentar móveis, itens decorativos e papéis de parede (que já falamos em outro artigo) ao seu cômodo ou festa, é importante, primeiro, observar o espaço e analisar qual cor deve ser mais predominante. Vamos, então, aprender como decorar usando as tonalidades.

Decoração Preto e branco de banheiros e lavabos – e para o quarto


P&B na decoração – Banheiros e Lavabos – Para o quarto

Em cômodos grandes o preto pode ser predominante, especialmente entre os móveis, pois ele auxilia a deixar o ambiente com a impressão de ser menor. Já em ambientes pequenos, a predominância pode ser do branco, pois ele aumenta o espaço. Assim, coloque somente detalhes em preto, deixando a predominância para a tonalidade clara.

Depois disso, escolha o estilo que será empregado naquele cômodo. Você pode escolher entre os vários estilos que existem, como retrô, moderno, chique, minimalista, entre outros. A partir daí é hora de começar a visualizar os espaços do cômodo, onde ficará cada item, para, só depois disso, começar a levar os móveis para o local.

Entre os principais estilos que a associação das cores contribui esteticamente, o arquitetônico e o art decô estão entre os eles. O retrô também combina muito com as cores. Detalhes futuristas também são recomendados para as cores. Porém, misturar todos os estilos pode deixar o cômodo um tanto exagerado, poluído visivelmente. Por isso, escolha um estilo e trabalhe em cima dele, especialmente se você estiver realizando a decoração sem o auxílio de um especialista. Misture um ou outro objeto de estilos diferentes, assim você deixa o seu cômodo mais interessante, porém sem exagerar.

Misturar texturas, de maneira bem suave, sem exageros, é uma ótima ideia para decorar com as duas tonalidades. Uma das principais dicas que os arquitetos e decoradores falam quando a decoração é em P&B é sempre colocar uma cor sobre a outra, ou seja, se seu piso for preto, coloque um tapete branco, nunca da mesma tonalidade.

Para não gastar muito com a decoração do cômodo em preto e branco, objetos podem ganhar pintura nova, texturas, sendo modificado para interagir com o cômodo. Pintar prateleiras, móveis, colocar tecidos novos em abajures etc. são algumas das possibilidades.

Quadros com molduras em preto ou branco dão um ar retrô ao espaço, e combinam com o cômodo. Da mesma forma as portas podem entrar no esquema B&W. Intercale as duas cores, formando blocos de cor, com as duas cores, preto e branco para deixar o cômodo mais casual. Se você quiser um estilo mais chique e sofisticado, pinte as portas de uma cor somente, preto ou branco, dependendo das características abordadas anteriormente, como tamanho do cômodo, qual ambiente será, entre outros.

As cores dos itens decorativos podem ser misturados, especialmente os pequenos. Brinque com as cores, colocando vários objetos brancos, com um preto, ou vice e versa. A criatividade conta muito nessa hora, especialmente se você está trabalhando com um orçamento mais baixo.

Entre alguns itens de custo baixo e que fazem toda a diferença na hora de criar uma decoração em preto e branco são os retratos em P&B, que dão um toque diferencial no ambiente. Com molduras de mesmo estilo, em preto ou em branco, ou os dois, coloque em pontos estratégicos, até mesmo nas paredes.

O ambiente pode receber a adição de uma terceira cor, em pequenos pontos, somente para impactar a visão de quem chega ali. Cores mais vivas, como amarelo ou Pink se harmonizam com as tonalidades branco e preto. Porém, se você quer deixar o ambiente mais delicado, adicione cores mais suaves, como lilás e rosa claro.

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário