Peeling de Fenol – Todas as informações

Continuando nossa saga pelo mundo da beleza, hoje iremos abordar um novo tipo de Peeling: o Peeling de Fenol. Vocês viram, semana passada, que falamos tudo sobre os peelings, quais os tipos, suas funções e qual o melhor para cada situação. O Peeling de Fenol é um dos tratamentos que tem dado mais o que falar, por isso vamos mostrar tudo sobre ele para você, aqui no Portal Divas.

Fazendo parte da categoria de Peelings Químicos (leia mais no post sobre os tipos de Peeling), o fenol, principal composto que faz parte desse tratamento, é encontrado em abundância no meio.

Ele é retirado do carvão mineral e foi concebido, primeiramente, para o uso antisséptico. No século XIX, quando ele foi, pela primeira vez, criado, não existia antibióticos. Tendo em vista isso, ele ficou muito popular entre os médicos, pois não deixava com que organismos, com vírus, germes e bactérias, se proliferassem.

Entretanto, com a evolução da estética no mundo, o Fenol deixou de ser usado somente para fins degermantes, chegando ao mundo da beleza. Ele foi descoberto, para essa área, quando cirurgiões plásticos, ao usar a substância para proteger seus pacientes contra possíveis contaminações, repararam que ela deixava a pele com um aspecto mais rejuvenescido.

Ele foi a substância usada pela primeira vez no peeling. Porém, somente recentemente que ganhou real destaque, sendo, atualmente, um dos mais populares. Depois de ter sido aclamado pela mídia, chegando a ser capa de revistas muito populares no Brasil, o Peeling de Fenol chegou às principais clínicas de estética, tornando-se campeão entre os pedidos.

Sua primeira utilização, como peeling verdadeiramente, foi para retirar marcas e cicatrizes, especialmente aquelas decorridas da acne. Nesse primeiro uso o fenol já se mostrou muito produtivo, realizando sua função corretamente. Depois disso o Peeling de Fenol foi sendo aperfeiçoado, até se tornar um dos tratamentos mais seguros, com técnicas modernas, rápidas e com menos dor.

Antes e depois do tratamento de Peeling de Fenol

Como abordamos no post anterior sobre peelings, a pele se renova constantemente, porém de maneira lenta, em torno de 30 dias para cada renovação. Mas há uma diferença entre a renovação da pele entre pessoas novas, assim como crianças, e pessoas em idade mais avançada.

A pele guarda, como se fosse uma memória (quase uma memória de elefante), tudo pelo qual ela passou, assim como acnes, manchas, sol, entre outras coisas. A memória da pele fica em uma área, entre a derme e a epiderme, que, também, possui muitas células-tronco. Para quem ainda não conhece a história dessas células (que têm dado o que falar na maioria dos jornais), elas têm a capacidade de se tornar qualquer célula do corpo, assim como célula muscular, sanguínea e, até mesmo, epitelial, além de ter uma grande possibilidade de se dividir. Ou seja, ela pode renovar a sua pele, ao ponto que você rejuvenesça 20 anos (palavras de uma das revistas brasileiras de grande destaque quando deu a capa para o assunto Peeling de Fenol).

Por isso, por mais que você passe cremes, alimente-se de maneira correta, raramente uma pele irá se regenerar, por si só, tendo acontecidos lesões, manchas, ou o que for, em sua memória.

Como age o Fenol

O fenol, como dissemos anteriormente, faz parte dos peelings químicos. Assim, ele é um ácido, o qual agi corroendo a pele, retirando as células mais externas, chegando à camada onde fica a memória da pele. Dessa forma, ele apaga tal memória, deixando sua pele pronta para nascer do zero (fazendo uma conexão aos estudos de Aristóteles, a pele se tornaria uma tábula rasa, sem consciência passada). Atualmente, a fórmula do Peeling de Fenol é mais suave, diferentemente da sua primeira versão, diminuindo os efeitos colaterais do procedimento.

Como funciona o tratamento

A técnica consiste em passar a substância com um cotonete, em que a dermatologista sabe, exatamente, a pressão e a quantidade do produto, pensando no que o paciente precisa e quer para sua pele. Cobre-se o rosto por mais de 24 horas com uma máscara de esparadrapos. Ao retirar a máscara, a pele receberá uma máscara bactericida e secante. Tal pó deve ser usado por 11 dias.

Nesse período, o indivíduo que está recebendo o tratamento não deve lavar o rosto ou os cabelos, pois poderia atrapalhar o processo. A dieta também é modificada, sendo necessário que o paciente se alimente somente de líquidos. A pele já começa seu processo de rejuvenescimento logo após a aplicação do fenol, durando, mais ou menos, quatro meses até que esteja totalmente rejuvenescida.

Durante todo o processo o médico deve ser consultado e acompanhar a maioria dos procedimentos. Normalmente, durante o procedimento de aplicação do fenol, o paciente é anestesiado, pois é doloroso, por isso é necessário acompanhamento do médico.

Indicações para o Tratamento

Na eliminação de cicatrizes ou marcas profundas causadas por espinhas ou acnes, o fotoenvelhecimento e com o aparecimento de rugas profundas. 

Contra-indicações

O peeling de fenol é contra-indicado para pessoas de pele negra, gestantes, pacientes que nos últimos doze meses usaram a substância isotretinoína e peles que tem tendência a quelóide.

Preços do tratamento do Peeling de Fenol

Os preços podem variar de R$2.000 até R$6.000, o valor vai depender muita da técnica a ser utilizada e do objetivo do paciente. 

Antes de iniciar qualquer tratamento, consulte seu médico, faça exames necessários para saber se você pode fazer tal procedimento, e veja a real necessidade de fazê-lo. Lembre-se, também, de verificar as credenciais da pessoa que irá fazer a técnica em sua pele, assim como se a clínica tem as mínimas condições para realizá-lo com segurança, pensando em sua saúde.

Veja alguns resultados de quem realizou o Peeling de Fenol

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários

One Response to “Peeling de Fenol – Todas as informações”
  1. Letícia disse:

    Olá Raquel, parabéns pelo post!!
    Mas queria saber se você conhece algum médico de confiança para me indicar, estou louca pra fazer o peeling, mas preciso ter certeza de que o médico é um bom profissional.
    Beijos *-*

Deixe seu comentário