Penteadeira – Dicas de decoração

Entre tantos móveis que causaram história na sociedade e que continuaram com função similar por muitos séculos, a penteadeira, esquecida por um tempo pelas meninas e mulheres, volta a virar febre entre as apaixonadas por moda e decoração.

A história desse móvel, companheiro das mulheres da sociedade, começou há muitos séculos, porém com outro nome naquela época. A nossa querida penteadeira era chamada de Toucador.

Mas porque ela teria esse nome tão incomum? Antigamente era muito normal usar touca, especialmente para dormir. As mulheres protegiam seus penteados, de um dia para o outro, através de uma touca de tecido. Cachos, tranças, entre outras coisas, eram presos e ficavam assim por muitos dias. Por isso, o comum era tentar preservar tal penteado por mais tempo possível, especialmente por não existir, naquela época, os artifícios que temos hoje em dia, como chapinhas, babyliss, fixador de penteado, gel etc.

Para se colocar a touca, com todo o cuidado necessário, usava-se um móvel, com espelho e uma mesinha, a fim de deixar os acessórios dos penteados ali, como grampos e pentes. Devido a isso se deu o nome a ele de toucador.

Depois de um tempo, quando se perdeu o ritual de preservar o penteado através de uma touca, o nome também perdeu utilidade, tornando-se, então, penteadeira. Desse modo ele ficou somente com uma função. Sendo, como função principal, o de sentar-se à frente do espelho, com a mesa tendo seus principais itens para tal, e penteando o cabelo.

Atualmente, as meninas mais antenadas, tem procurado um cantinho para manter suas maquiagens, bijouterias, produtos de beleza, entre outros. Nada melhor e mais confortável que uma penteadeira, onde ficariam todos os seus produtos mais necessários para fazer o ritual de beleza.

Hoje iremos falar um pouco das várias possibilidades de penteadeiras, desde aquelas mais simples, até as mais sofisticadas.

Existem vários estilos de penteadeiras. As mais pedidas, acredito eu, são as vintage, que realmente lembram o estilo das penteadeiras e toucadores de outrora. Já falamos um pouco sobre decoração vintage aqui em outro post.

Para ter uma penteadeira retrô é necessário mandar fazer ou, até mesmo, reformar uma mesa antiga. As penteadeiras com estilo vintage têm, na maioria das vezes, formas arredondadas, que podem ser vistas nos pés e pernas da mesa, pontas trabalhadas, e cores sóbrias, em branco normalmente. Algumas lojas de móveis usados, e móveis vintage, possuem a mesa com esse estilo. Caso não seja na cor branca, ou você queira mudar a cor para combinar com os outros móveis do seu quarto, é possível passar uma ademão de tinta, sendo esta especial para aquele tipo de móvel. Existem trabalhos de envelhecimento de peças, que podem tornar seu móvel ainda mais vintage.

Adicione um espelho à parede, onde ficará a mesa, ou, até mesmo, um espelho com suporte. Puffs e cadeiras com estofado também ficam bem e incorporam a aura vintage do móvel. Compre ou pinte uma cadeira da mesma cor do móvel que será a penteadeira. Depois disso é só acrescentar seus objetos pessoais, dando seu toque ao móvel com objetos decorativos.

Não somente no estilo vintage é possível fazer uma penteadeira. Muitas mesas, pequenas, pintadas da cor que você desejar e combinando com seu quarto podem ser feitas, improvisadas, sem gastar muito com isso. Mesas de escritório, simples, com gavetas, podem virar lindas penteadeiras. Nessa hora, retire os resquícios de móvel de escritório, como a prateleira do teclado, que existe em muitas mesas de computador. Retire as rodilhas que ajudam à prateleira do teclado a se movimentar para frente e para trás. Depois disso, pinte o móvel, da cor que você preferir. Novamente, instale um espelho, preso à parede próxima ao móvel, ou, somente, compre um espelho com suporte.

Para aquelas que querem um móvel mais moderno, várias possibilidades existem. É possível mandar fazer uma penteadeira, com o estilo que a pessoa mais aprecia, com gavetas, compartimentos, prateleiras, entre outras coisas. Um dos estilos que mais se tem usado é a penteadeira com tampo da mesa transparente. Ele vem assim para que possa ser visto o conteúdo da gaveta. Provavelmente, a gaveta terá compartimentos em que as maquiagens, bijoux e outras coisas ficam guardadas. Além disso, luzes presas ao espelho também são adicionadas, para que fique mais fácil de se realizar a make.

Uma dica imprescindível para quem quer uma penteadeira para chamar de sua é primeiro medir o quarto, imaginá-la dentro do cômodo que você deseja, além de saber se o local terá espaço para ela. Depois disso, estude a iluminação do cômodo, afinal, para você fazer uma maquiagem bem feita, é necessário que tenha uma boa iluminação. 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário