Pó – Como escolher e qual o ideal para sua pele

O pó é um item muito importante para a maquiagem. Ele, juntamente com a base e o corretivo, faz parte da preparação da pele, para que esta fique lisa, homogênea e escondendo algumas imperfeições.

Primeiro, vamos conhecer um pouco mais desse produto tão usado nas maquiagens: o Pó tem como principal função fixar, melhor, a maquiagem, anterior a ele e a que virá posteriormente seu uso. Além disso, ele controla o brilho, dando um aspecto menos oleoso à pele, este que poderia ser proporcionado pela base ou pela própria pele. Ele dá o acabamento à pele, diminuindo não somente a oleosidade, mas escondendo certos problemas visíveis, como manchas, acne, cravos, cicatrizes, entre outros.

Como já foi falado em outros posts, é importante escolher produtos que combinem com sua pele, não somente na constituição desta, mas na cor também. É importante conhecer certos aspectos do produto, e da sua pele, antes de comprar o pó. Acertar no produto, este sendo perfeito para sua pele, auxilia muito na hora de criar a maquiagem.

O pó é formado de micropartículas, as quais se aderem à pele perfeitamente, encaixando e preenchendo os espaços criados pelas imperfeições que toda pele possui. Os melhores pós, normalmente, possuem uma maior consistência, aderindo melhor à pele.

Dicas de como escolher o pó ideal para seu tipo de pele

Primeiramente, não tem nada pior do que usar um pó de cor levemente diferente da cor da sua pele. Mesmo a menor diferença poderia causar um impacto muito grande na maquiagem. Por isso, escolher a cor mais próxima da cor da sua pele é a primeira dica.

Muitas pessoas acreditam que o pó é só de um tipo: o Pó Compacto. Porém, existem outros tipos de pó. O pó compacto e o pó mais solto são, entre os tipos, os principais usados na maquiagem, e podem confundir a cabeça do mulherio que quer criar um nécessaire com os principais produtos. Saiba que o pó compacto (algumas pessoas o chamam de pancake) é bem diferente daquele que usamos para cobrir a base e o corretivo. Este, como o mesmo nome diz, é mais compacto, usado para retocar a maquiagem durante o evento ou o dia. Já o pó mais solto, chamado de pó facial, finaliza a maquiagem, sendo aplicado com pincel largo (saiba mais sobre pincéis em nosso outro post). Ambos têm funções bem próximas, porém podem ser usados em horas distintas.

A principal e mais importante dica na hora de escolher seu pó é a cor. Para conseguir achar a cor perfeita do pó para a sua pele, pegue, na hora da compra, o produto que serve de teste. Alguns especialistas dizem que passar no pulso ou nas costas da mão ajuda a escolher a cor ideal. Entretanto, algumas pessoas possuem cores diferentes para algumas partes do corpo (ou então recebe mais sol na mão ou no pulso, dando uma cor diferente a do rosto). Por isso, o aconselhável mesmo é usar no rosto na hora de testar a cor. Passe uma camada nas bochechas para ver a cor do produto, e se ela corresponde a da sua pele. Não escolha cores mais escuras ou mais claras. Escolha a cor mais próxima a da sua pele, pois ela proporcionará um efeito mais natural.

Por mais que o pó não tenha muitas variedades, algumas dicas na hora de escolher o pó certo para sua pele, principalmente na grande gama de produtos, marcas e processos de criação, poderiam auxiliar para achar o melhor pó para você, e que deixará sua pele ainda mais bonita na maquiagem. Vamos conhecer, abaixo, alguns tipos, e quais mais indicados para cada tipo de pele e função.

Pó Compacto: Como já falamos, ele é mais compacto e pode ser usado para retocar a maquiagem durante o dia ou um evento. Este produto pode ser usado em todos os tipos de pele. Ele cobre a pele suavemente, aderindo à pele, assim diminuindo imperfeições que ela possa ter.

Pó Facial: é o mais usado. Usa-se depois da base e do corretivo, fixando a maquiagem.

Pó com brilho: excelente para realçar alguns pontos da pele. Peles secas e ressecadas podem usar o produto, porém com cautela, para não atrapalhar a produção dando brilho excessivo. Ele deve ser colocado nos pontos corretos, fugindo de locais que possa existir linhas de expressão e flacidez, ou áreas de concentração de oleosidade.

Pó opaco: este é o mais indicado para pessoas que possuem pele oleosa. Ele corrigi os principais problemas da pele, e disfarçar a oleosidade natural da pele e aquela que é proporcionada pela base. Para peles secas, use pouco o produto, mas pode e deve ser usado também nessas peles.

Sempre use com cautela o pó, passando somente uma camada fina, suficiente para cobrir toda a superfície do rosto já com base. O uso excessivo de qualquer item da maquiagem irá proporcionar erros, como os que podemos ver nas fotos deste post (celebridades também erram – e muito!)  

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário