Protetor Solar – Como escolher e qual o melhor para sua pele

Tudo bem, você pode até pensar que protetor solar não é assunto para o outono/inverno: não tem praia, nem piscina, você não se expõe tanto ao sol, e este nem está tão forte. É aí que você se engana. Mesmo no frio, temos que nos cuidar, usar protetor solar e fugir dos horários que o sol está mais a pino. Não importa onde você mora ou em qual época do ano estamos, o protetor solar deve ser usado todos os dias.

A conversa deve começar pelo tal do FPS. Normalmente, quando vamos escolher um protetor solar, olhamos primeiro o FPS do produto. Essa sigla significa Fator de Proteção Solar e vem em diferentes números. Mas o que significaria, realmente, tais números? Bem, quanto mais alto for o FPS, mais o protetor irá te proteger do sol (teremos pormenores quanto a esta constatação – um pouco mais a frente). Esse FPS junta proteção contra raios solares, contra queimaduras de sol e duração do produto na pele, estes se elevando proporcionalmente com o número do fator. Mas, isso também vai depender de vários outros fatores, e a qualidade do produto e credibilidade da marca são postas à prova agora.

Entre os produtos cosméticos vendidos, o protetor solar está na lista dos mais criados e vendidos. Todas as principais marcas que vemos por aí tem pelo menos um produto de proteção solar. Entretanto, nem todos os produtos são confiáveis e realmente proporcionam aquilo que prometem: proteção com o FPS falado na embalagem e contra os raios UV.

Por isso, é muito importante, antes de ir a uma loja ou ao supermercado comprar seu protetor solar, pesquisar sobre o produto que se deseja adquirir, especialmente se ele foi testado recentemente. Muitos produtos foram testados e reprovados, principalmente em relação ao FPS descrito na embalagem e aquele que o produto realmente disponibilizava.

Ao mesmo tempo, alguns produtos possuem compostos que, além de não ajudarem na proteção, fazem mal à pele. Entre os compostos que são adicionados à formulação do protetor solar, alguns foram citados como maléficos e, até mesmo, cancerígenos (incoerência, não é mesmo?!). Pois é, temos que nos preocupar até com o que é colocado na formulação de produtos tão comuns quanto o protetor solar.

Como escolher o melhor protetor solar?

Para escolher o melhor protetor solar, primeiro garanta que ele passou pelo teste da Anvisa, é claro. Depois, olhe se compostos como benzophenone – 3 e a vitamina A estão em sua composição, pois alguns testes (feitos pela agência regulamentadora de alimentos e remédios dos Estados Unidos) detectaram que estes poderiam ser foto carcinogênica, especialmente em contato com os raios solares. Para perceber a eficiência do produto, olhe se nele está constatado, entre seus componentes, o zinco, o dióxido de titânio, o ácido para-aminobenzioco (também referido pela sigla PABA), o benzenona e o cinamatos. Tais componentes são poderosos na hora de proteger sua pele dos raios solares.

Mas sua saga em busca do protetor solar perfeito não termina por aí! Você ainda tem que escolher aquele que combina com seu tipo de pele. Pois é, além de olhar um tanto de compostos com nome esquisito (para quem não é química, certo?!), você também tem que ver aquele que combina com sua pele. Isso é importante porque o protetor pode, muito bem, causar acne, oleosidade, entre outros problemas chatos. Afinal ele é um creme (a maioria dos produtos vem em creme) e se você usar o produto para peles secas, sendo que a sua pele é oleosa, irá deixa-la com mais óleo do que o normal, especialmente no caso de você usar o produto praticamente o dia todo. Por isso, muitos produtos já são voltados para cada tipo de pele, deixando sua pele protegida não somente do sol, mas de outros problemas.

Não deixe de seguir nossos posts. Logo, logo iremos falar de protetor solar para cada tipo de pele. 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário