Receita de Caldo Verde

O inverno ainda não chegou, mas o outono já tem feito seu papel: preparar-nos para o frio que se aproxima. Com tantas frentes frias que São Pedro tem mandado, resfriados e gripes têm sido constante, e nada melhor que alimentos quentes para ajudar a fugir dos principais problemas respiratórios que essa época traz.

É de praxe, nas noites frias, abrirmos um vinho e apelarmos para as sopas e caldos, que deixam tudo mais quentinho. Por isso, para deixar, também, sua noite mais quente, trouxemos uma receita de um delicioso Caldo Verde, um tipo de sopa mais grossa, que irá aquecer as noites mais frias em sua casa.

Ingredientes para se fazer o caldo verde

Para começar, anote os ingredientes necessários para fazer essa delícia quente:

  • Duas folhas de couve manteiga
  • Cinco xícaras de água
  • Uma colher de sopa de azeite ou óleo (o azeite é mais saboroso e saudável)
  • Quatro batatas de tamanho médio
  • Um tablete de caldo de galinha
  • Croutons (quantos você desejar)
  • Sal a gosto (uma colher de sobremesa cheia já daria para o gasto – vá temperando e provando até chegar ao seu gosto).
  • Algumas pessoas acrescentam carne vermelha, frango ou linguiça, mas isso fica ao seu critério.

Modo de preparo

Junte a batata (lavada e sem a casca), o caldo de galinha, a água e o sal em uma panela de pressão. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, contados após a panela começar a chiar. A água deve cobrir as batatas, por isso, caso a quantidade estipulada de água nos ingredientes não for suficiente, coloque mais água. Se, quando você abrir a panela de pressão, a batata ainda estiver inteira, ou seja, não estiver desmanchando, deixe por mais alguns minutos até que isso ocorra.

Retire os ingredientes da panela de pressão, espere eles esfriarem um pouco (senão corre o risco de quebrar o copo do liquidificador) e bata todos no liquidificador. A consistência dos ingredientes deve ficar líquida. Depois disso, coloque em uma panela junto à carne (se você quiser acrescentá-la) e ferva. Quando ele estiver mais grossinho, desligue o fogo e adicione a couve, já lavada e picada.

Sirva ainda quente, mas com a couve um pouco derretida. Acrescente, quando o caldo já estiver no prato, o azeite (ou óleo) e os croutons.

Esses ingredientes servem até cinco porções.

Bom apetite!

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário