Saia Plissada – tendência para a estação

O plissado é um dos estilos que mais remete às décadas passadas, principalmente por lembrar aqueles uniformes colegiais que nossas mães e avós usaram (tenho que confessar que usei no ensino fundamental). Mas ficou realmente eternizado através de uma diva, Marilyn Monroe, em um vestido branco, de comprimento midi (chegando a altura da panturrilha), que o vento levantou em um filme intitulado “O pecado mora ao lado”.

Seguindo os passos da nossa muda Marilyn, a saia plissada volta ao nosso guarda-roupa com pequenas diferenças desde que teve seu auge, nas décadas de 40 e 50. Atualmente, é possível ver a saia de variados tamanhos, cores e estampas, mas todos com o ar vintage proporcionado pela peça.


Saia plissada midi

Os mais vistos são aqueles de tamanho curto, acima dos joelhos. Mas as saias longas e vestidos também tendem a aparecer nas próximas estações no estilo plissado. Vamos conhecer alguns modelos, marcas que têm apostado no plissado e dicas de como usar.

Como a saia plissada dá um ar mais vintage à produção, além de ser muito feminina, a principal escolha, para a saia, é abusar no look delicado. As principais versões da saia são, principalmente, em cores da paleta do verão; portanto, tons pastel, cítricos, metalizados, quentes, fluo, entre outros estão nas várias saias.


Saias plissada da Richuelo

A Riachuelo apostou na peça e trouxe em diferentes estampas e tecidos. Normalmente, a saia plissada vem em tecidos mais leves e frios, pois dão caimento melhor à peça. Porém, no caso da Riachuelo, não somente os tecidos leves foram usados nas saias plissadas, o couro fake, com cós largo, também foi aposta da fast fashion. Como o couro falso é mais maleável do que o verdadeiro, a saia tem caimento melhor.


Saias plissada da Renner

A Renner trouxe várias saias, principalmente associando a plissagem a algumas tendências da estação, como a saia maxi e o mullet. As cores vão dos tons mais sóbrios, como o preto e o azul, tons pastel e cítricos.


Saia plissada e cós saia plissada c&a

A C&A, que foi a minha escolha para comprar uma peça que juntava plissado e mullet, traz vários estilos de saia plissada, com o mullet, saias maxi e saias curtas. As cores são mais sóbrias, sendo usadas com várias peças, seguindo, assim, o estilo escolhido também pela Renner.


Saia mullet plissada top shop (esq) – Blake lively saia dourada metalplissada Gucci (centro) – Saia plissada Zara

Marcas gringas, como Zara, Forever 21, Gucci e Topshop também apostaram na saia plissada e abusaram dos lindos modelos das suas coleções. Entretanto, com um preço um pouco mais salgado do que as dos fast fashions brasileiros.

Como usar saia plissada curta e longa

Para usar esse novo velho estilo é muito simples. As saias plissadas, normalmente, caem bem com várias peças de roupas. Escolha saias com cores afins com as blusas, principalmente por ser uma peça mais feminina, que foge um pouco das extravagâncias da moda. Saias coloridas, com estampas, merecem blusas monocromáticas, para deixar a peça mais em evidência.


Thaila Ayala usando saia plissada e até vestido de noiva plissado

Caso a saia seja monocromática, é hora de abusar das estampas nas blusas. Escolha cores afins, para harmonizar o look. T-shirts, já abordada aqui no Portal Divas, camisas de tecidos leves, corpetes e os tops cropped (que falamos em outro post) também caem bem com a saia plissada.


Como usar saia plissada

Saltos e flats são pares perfeitos para a saia. Como o verão é a estação das rasteirinhas, nada melhor que combinar sua saia plissada com uma rasteira metalizada, seja em dourado ou prata.


Saia plissada curta em couro e as longas

Cuidado, somente, com as saias plissadas muito curtas. Elas dão volume e encurtam no corpo, devido, principalmente, às dobraduras do tecido. Por elas serem leves, o que é proporcionado, também, pela dobradura do tecido, elas se movem ao andar, virar e rodar, podendo deixar a mocinha desconfortável. Então, escolha uma peça mais larguinha e que ultrapasse a metade da coxa, somente para não ocorrer acidentes. O uso de shorts por debaixo da saia pode ser muito eficaz, principalmente na hora de dançar em uma balada.  

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário