Unhas fortes e saudáveis – Dicas

As unhas compõem um item importante do corpo humano, pois protegem as pontas dos dedos de impactos, além de auxiliar na manipulação de objetos, como segurá-los com mais destreza, entre outras coisas.

Para as mulheres, as unhas viraram mais que utilidade, são decorativas e uma parte importante da beleza. Por isso, e pela sua função primeira, a de segurar objetos, é importantíssimo que elas se mantenham cuidadas e saudáveis, especialmente para evitar possíveis doenças que poderiam acometer essa região.

Unhas fracas, sensíveis e que se esfarelam facilmente são alguns dos problemas que mais prejudicam as mulheres na hora de manter as unhas bem feitas, cuidadas e saudáveis. Mas esses problemas são de fácil solução e é isso que veremos no post de hoje!

Existem várias maneiras de cuidar e manter suas unhas fortes e saudáveis e, uma delas, e a principal maneira, é a alimentação balanceada. Claro, não somente a alimentação saudável garantirá unhas fortes, mas você pode adicionar poderosos alimentos, que farão ainda mais fortes suas unhas e, de quebra, ganhar cabelos mais brilhantes e saudáveis.

Dicas de alimentos que ajudam a fortalecer as unhas

Alimentos ricos em cálcio são infalíveis para você construir unhas, cabelos e ossos fortes. Leites e seus derivados, além de possuírem cálcio em sua composição, têm outros nutrientes, como proteínas e vitaminas, que são importantes para a constituição do organismo. O ferro é outro composto que auxilia na manutenção das unhas, dando mais beleza às mesmas, podendo ser encontrados e variadas carnes. As proteínas, que são compostos imprescindíveis para que o organismo desempenhe suas funções, também são necessárias para cultivar unhas saudáveis e fortes. A queratina, principal composto das unhas e cabelos, é um tipo de proteína. Por isso, as proteínas, especialmente aquelas advindas de carnes magras, brancas e peixes, são as mais indicadas. Elas não só farão bem às suas unhas e cabelos, mas adicionarão beleza e brilho à pele.

Vitaminas e complexo B são também importantíssimos para a constituição das unhas. Eles fazem parte dos nutrientes necessários para o organismo, por isso devem ser consumidos todos os dias. O zinco também é um ótimo composto para adicionar à alimentação na busca pelas unhas perfeitas. Ele pode ser encontrado nos frutos do mar (que parecem ser um dos alimentos mais completos para ter unhas saudáveis e fortes), carne vermelha, entre outros.

Outra dica, para manter suas unhas fortes é abusar de alimentos que possuam biotina, também chamada de vitamina H, e que é uma das responsáveis pela metabolização, dentro do organismo, da queratina. Entre os principais alimentos que possuem esse composto, o arroz integral, as frutas, nozes, ovos, carnes e leite têm em grande quantidade.

Cuidados que se deve tomar com as unhas

Além da alimentação, cuidar das unhas, assim como de seus componentes, também faz parte da rotina para se ter unhas fortes, saudáveis e bonitas. Produtos hidratantes, especialmente voltados para unhas, também ajudam a deixá-las mais fortes. Óleos são ótimos para fazer o tratamento da cutícula de fora para dentro, pois são poderosos hidratantes.

Cuidado com a manicure. Retirar cutículas, ou deixá-las machucadas e expostas são portas abertas para infecções, que podem causar mais que uma unha feia ao organismo. Os famosos “bifes” podem causar muitos problemas ao organismo, pois deixam machucados na pele.

Hidratar as mãos também é um ato necessário na hora de cuidar das unhas. Tente, sempre que for possível, usar cremes que hidratem suas mãos. E fique de olho nos produtos de limpeza que você coloca a mão (minha mãe sempre me aconselhou a usar luvas para limpar a casa – bom conselho), eles podem maltratar sua pele e suas unhas.

Ao fazer as unhas, sempre use uma base. Ela protege suas unhas do contato direto com o esmalte, assim como o contato entre ele e a pele e a cutícula.

Tome cuidado com os produtos que retiram esmalte. Escolha aqueles que venham com proteção para as unhas, com óleos. Eles podem enfraquecer a unha por serem muito abrasivos.

Como falamos em outro post, sobre unhas de cristal e unhas em gel, os processos de esmaltação de ambas podem danificar as unhas, além do raio UV que seca, de maneira mais rápida, o esmalte das unhas. Cuidado com o uso excessivo, pois poderia acarretar até a perda da unha, entre outros problemas mais graves.

Roer unha é outro problema, que já falamos em outro post, que pode causar fragilidade às unhas. O ato de roer descasca, retira camadas, deixando as unhas frágeis e nada saudáveis.

Seguindo essas dicas, que, provavelmente, já fazem parte da sua vida, é possível manter suas unhas fortes, saudáveis e muito viçosas!

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários

One Response to “Unhas fortes e saudáveis – Dicas”
  1. Qual é a cor desse esmalte clarinho?

Deixe seu comentário