Varizes: Fuja delas – Prevenções e tratamentos

Escutando algumas das principais reclamações que assolam as mulheres, descobri que as varizes têm sido um dos principais problemas e aterrorizam qualquer pessoa. Imaginar que suas pernas podem se tornar um complexo emaranhado de veias e que isso poderia causar problemas ainda piores, aterroriza muitas mulheres.

Para começar nosso papo sobre varizes, temos que entender o que elas são. As varizes, pelo o que nome mesmo indica, têm a ver com veias. As veias das pernas são responsáveis por levar sangue para os membros inferiores. Para que o sangue não fique empoçado nesses pontos, principalmente devido a ação da gravidade, as veias das pernas possuem válvulas que impedem que elas permaneçam ali, mantendo o sangue nesse ponto sempre circulando.

Quando as válvulas não funcionam corretamente, o sangue fica empoçado nas curvinhas das mesmas nos membros inferiores, causando deformações, dilatações e inchaços nas pernas, além de algum tipo de sensibilidade nos pés.  

Varizes na gravidez

Durante a menstruação e a gravidez, varizes podem surgir com maior facilidade. Entretanto, mesmo fora desses períodos, as varizes podem surgir nas pernas. Contudo, o problema não é somente estético. Dores, insuficiência venosa, edemas nos pés, úlceras na pele e até modificação da pigmentação dos membros inferiores podem ser alguns dos problemas causados pelo acúmulo de sangue nas veias. Além do problema na válvula que não permite que o sangue fique parado nas veias dos membros inferiores, problemas nas paredes venosas, assim como sobrecarga do sistema venoso, que ocorrem muito em desportistas, principalmente por exercícios exagerados, podem causar as varizes.

Elas se apresentam, normalmente, de variadas maneiras. Seja em minúsculas linhas avermelhadas ou roxas, até nódulos sentidos ao toque. Aparecendo mais em mulheres, principalmente quando os hormônios influenciam o organismo das mesmas, podem ser passadas de mãe para filha, devido a causas genéticas.

Existem diferentes formas de tratar a variz. Uma avaliação de um médico especialista, o angiologista ou cirurgião vascular, a mulher terá a noção em que nível se encontram suas varizes. A partir daí, é possível iniciar um tratamento, pensando, principalmente no nível em que elas estão.

Os melhores tratamentos de varizes


Tratamento de varizes com injeções

Os principais tratamentos, e que têm sido os mais indicados atualmente, são divididos devido ao nível em que se encontram as veias. Para aquelas que possuem, ainda, menor calibre, ou estão no início das deformações, também chamadas de microvarizes, a escleroterapia é a mais usada. Esse tratamento é usado para secar os vasos com uma injeção de uma substância chamada de esclerosante, a qual irrita a parede do pequeno vaso, eliminando-o.


Tratamento de varizes na perna com laser

Tratamentos de varizes e o antes e depois

Ainda para as microvarizes, tratamentos por radiofrequência podem ser muito eficazes. Nesse caso, não se usa a injeção. Já os tratamentos a laser são mais utilizados para varizes de pequeno calibre, um pouco maiores do que as microvarizes. Com os novos aparelhos desenvolvidos, as manchas, que outrora eram a marca deixada no uso de laser contra varizes, já não são mais vistas. Deixando a pele perfeita.


Como funciona e o antes e depois do tratamento de varizes

Cirurgias são mais utilizadas em pessoas que possuem varizes de médio calibre. O risco desse procedimento é pequeno, principalmente por utilizar microincisões. É possível não chegar a esse ponto com algumas dicas, que são importantes para qualquer mulher, tendo ou não varizes ou propensões a tê-las.


Exercícios físicos para combate e prevenção das varizes

Exercícios físicos ainda são os melhores aliados contra essas veias problemáticas. Eles são tão importantes, pois auxiliam na circulação do sangue. Cremes hidratantes, para o tipo da sua pele, também auxiliam na prevenção. Eles também ajudam na manutenção da circulação do sangue dentro das pequenas veias dos seus membros inferiores.


Trocar os saltos pelos sapatos flats para evitar varizes

Colocar as pernas para descansar, elevando-as levemente em posição horizontal, também proporciona maior circulação das pernas. Diminuir o uso de saltos, principalmente o uso diário dos mesmos, ajuda a evitar o aparecimento de veias com problemas.

Alongamentos a cada duas horas são muito importantes para que as veias voltem a funcionar de maneira correta, especialmente após algumas horas em que se passa com as pernas paradas.

Ao fazer exercícios, cuidado para não extrapolar no peso, principalmente para as pernas, pois estes podem romper vasos ou dilatá-los. Evite, também, banhos muito quentes, pois estes, além de prejudicar a pela, podem dilatar os vasos, causando varizes. Alimentos gordurosos podem causar entupimento, assim como muito sal poderia causar hipertensão, ambas prejudiciais, podendo ocasionar varizes. O aumento de peso, ao se engordar muito também pode causar o rompimento ou a dilatação de vasos. Portanto, para evitar o aparecimento de vasos dilatados e entupidos, a alimentação saudável e moderada também devem ser feita.


Cremes hidratantes na prevenção de varizes

Cuide de suas pernas, elas são muito importantes!

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário