Xadrez – Outono/Inverno 2013

Diferentemente do que temos visto nas semanas de moda estrangeiras, o xadrez normalmente é usado no inverno. Mas alguns super estilistas resolveram levar à passarela esse estilo pensando no verão europeu. Como já falamos outras vezes, brasileiro que não é bobo nada, trata de incorporar à nossa moda tudo que saí de bonito na gringa.

O xadrez, por mais difícil que pareça, tem várias padronagens. O que isso significa? Que não é, somente, usar a estampa do jogo de xadrez que está tudo bem. Tem muito mais coisa por trás. O estilo começou há muito tempo atrás, antes mesmo de Jesus nascer. Foram encontrados vestígios de roupas ao estilo xadrez no norte europeu, próximo à Dinamarca e à Alemanha 700 a.C.. As roupas, naquela época, eram feitas com lã, com o tecido sendo cruzado, com desenhos formando losangos.

Depois, o xadrez caiu no gosto não só da população, mas da realeza também. O estilo que está mais na moda agora, o Tartan, já foi brasão de famílias reais na Escócia. Eles realmente têm um amor maior pelo xadrez, pois é tipicamente escocês e está, até mesmo, no Kilt (saia usada) dos homens desse país.

Essa padronagem entrou no gosto das principais marcas gringas, como Gucci, Moschino e Marc Jacobs. Mas não foi somente o Tartan que alcançou as passarelas das grandes marcas, uma outra padronagem, bem mais moderna, virou febre entre as fashionistas e está sendo cada vez mais cobiçada.

A marca Louis Vuitton levou algo diferente às passarelas, causando frisson. A padronagem do xadrez para essa marca tinha como inspiração o gráfico, que foi muito vista em obras do artista plástico francês Daniel Buren. A estampa ótica da coleção da marca Louis Vuitton, inspirada em vários trabalhos do artista, foi apresentada em um desfile em que a cenografia foi montada pelo próprio artista.

A estampa xadrez do momento é chamada ótica, ou óptica, pois enfatiza as formas geométricas, já contidas na estampa xadrez, entretanto com leves ilusões de ótica. O estilista Marc Jacob, que criou a coleção para a marca Louis Vuitton, apostou em uma padronagem ótica em diferentes tecidos, especialmente aqueles com mais brilho, além de ter, normalmente, somente duas cores, em que elas fazem contraste, como branco e preto, branco e amarelo, e branco e marrom.

Nos anos 60 o estilo, a padronagem de xadrez ótico, foi muito usado. O monocromático e as estampas geométricas tiveram seu apogeu nessa época, junto com o xadrez. A volta da ótica, ou arte ótica, à moda está no ápice, especialmente em grandes metrópoles e na capital da moda, Paris.

Foi nos anos 60, com a mudança do eixo da cultura moderna, incluindo a moda, para Paris que nasceu, também, o Pop. Nele, as artes gráficas ganharam impulso, não somente nas artes plásticas, mas também na música e na moda. Associando a arte ótica com o Pop criou-se muita coisa que vemos na moda até hoje, assim como as estampas em espiral, círculos, e quadrados, é claro, todos com objetivo de causar pequenas ilusões de ótica, inclusive nas peças de vestuário.

A moda que será vista no inverno, que se aproxima, e que já está entrando nos guarda-roupas agora no outono é baseada na arte ótica no xadrez. Ela pode ser usada de diversas maneiras, seja em vestidos, casaco, blusas, t-shirts.

Fiquem ligados nas nossas fotos para se inspirar na hora de montar seus looks com o estilo xadrez.

 

Ex-patricinha, ex-peoa, ex-hippie, sou formada em Letras e apaixonada por moda e maquiagem desde que ganhei meu primeiro batom de moranguinho. Para mim, rosa não é só uma cor, é uma filosofia de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários

One Response to “Xadrez – Outono/Inverno 2013”

Deixe seu comentário